Publicada em 10/11/2023, às 16h05 | Atualizada em 10/11/2023, às 17h21

Por Mariana Santos (mssilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Tarcisio Costa

Vitória é nota A em painel do Tribunal de Contas sobre Capacidade de Pagamento


Jansen Lube/PMV
Fachada do Palácio da Prefeitura de Vitória

Vitória é nota A em um painel do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), que permite acompanhar a projeção da situação da Capacidade de Pagamento (Capag) do Estado e dos municípios capixabas. Em todos os meses avaliados em 2023 - janeiro a setembro -, a capital obteve nota máxima.

O novo painel sobre a Capacidade de Pagamento (Capag) faz parte do Painel de Controle do TCE-ES e foi lançado na última terça-feira (7). A avaliação da Capag é feita pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com base nas informações consolidadas de janeiro a dezembro de cada ano.

Para chegar à nota final, são analisados três itens: o nível de endividamento do ente, a liquidez e a poupança corrente. Assim, é possível avaliar o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, dando o diagnóstico da saúde fiscal do município.

O intuito da Capacidade de Pagamento é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, comemorou o resultado: "Iniciamos a gestão fazendo um árduo trabalho de reorganização administrativa, priorizamos o cuidado com as pessoas e assim continuaremos. É muito importante ver que nossas medidas têm esse notório reconhecimento de um órgão tão importante como o Tribunal de Contas. Nossa equipe não mede esforços para levar aos munícipes pra que, atuando com zelo e responsabilidade com os gastos públicos, cada vez mais façamos entregas e serviços, confirmando o reconhecimento alcançado em pesquisas e levantamentos a nível nacional também nas áreas de saúde, educação, transparência e esportes".

"O resultado se deve ao controle das despesas e ao aumento da capacidade de geração de receitas, além de um constante monitoramento das metas orçamentárias", disse a secretária municipal de Fazenda, Neyla Tardin. 

Dados

Os dados de setembro, disponíveis no Painel de Controle, mostram que apenas 12 municípios estão com projeção de nota A, 38 com nota B e 28 com nota C, piorando o cenário fechado de 2022, quando 95% dos municípios estavam com A ou B - no momento, 64,1% estão com as notas mais altas. Mas Vitória, na contramão da tendência de queda dos demais municípios, manteve sua nota A.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)