Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória estimula implantação de coleta seletiva em condomínios residenciais

Publicada em

Por Janete Carvalho, com edição de Deyvison Longui


Carlos Antolini
Coleta Seletiva de Lixo
Em Vitória, já existem 176 condomínios que participam da coleta seletiva e conseguem arrecadar cerca de 150 toneladas por mês de recicláveis

O condomínio onde você mora tem interesse em implantar a coleta seletiva do lixo? A Secretaria Municipal de Serviços (Semse) dispõe de todas as orientações para os síndicos que desejem participar da seleção do lixo seco e úmido a fim de aproveitar os materiais recicláveis.

O primeiro passo é ligar para o Fala Vitória 156 e solicitar a implantação da coleta seletiva. A partir daí, a equipe da Semse vai ao local e faz uma vistoria técnica para identificar a viabilidade do serviço e prestar esclarecimentos sobre o sistema, o tamanho dos contentores e os dias de coleta.

O secretário municipal de Serviços, Romário de Castro, informa que, em Vitória, já existem 176 condomínios que participam da coleta seletiva e conseguem arrecadar cerca de 150 toneladas por mês de recicláveis. Os materiais são doados a duas associações de catadores de lixo, que comercializam os produtos.

Ele comenta, ainda, que a Semse está disponível para tirar as dúvidas de moradores sobre a validade desse trabalho, pois existem pessoas que pensam na mistura do lixo quando é feita a coleta domiciliar. Na coleta seletiva isso não acontece porque os materiais são embalados e depositados em contêiner específico.

No primeiro trimestre de 2011, cerca de 60 condomínios já foram visitados para agendar a implantação da coleta seletiva e outros 22 serão visitados nos próximos dias para implantar o sistema. O processo é rápido e a Prefeitura dá todo apoio para os interessados aderirem ao novo sistema em suas moradias.

Nos locais onde funciona esse esquema, os moradores colaboram fazendo a separação do lixo dentro dos apartamentos e colocam nos contentores disponíveis na área próxima à garagem. A coleta é feita pelos caminhões apropriados da Prefeitura uma ou duas vezes por semana.