Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória forma novos Guardiões Ambientais Mirins nesta quarta-feira (17)

Publicada em | Atualizada em

Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Vitória forma 69 novos Guardiões Ambientais Mirins nesta quarta-feira (17)

Vitória vai celebrar, na tarde desta quarta-feira (17), a formatura da 5ª turma do Programa Guardiões Ambientais Mirins. A cerimônia marca o encerramento da jornada formativa de 69 estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geilsa da Cruz Militão, localizado no bairro Redenção, na região da Grande São Pedro.

O evento simboliza a conclusão de 36 horas de atividades teóricas e práticas desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2025, com foco na educação ambiental, cidadania e no cuidado com os ecossistemas do município.

O programa, que chega ao seu terceiro ano, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), e contou, em 2025, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Nesta edição, participaram 23 alunos do turno matutino e 46 do vespertino do Cmei Geilsa da Cruz Militão, ampliando para cerca de 170 o número de crianças já formadas como Guardiões Ambientais Mirins desde a criação do projeto.

"O Programa Guardiões Ambientais Mirins é um investimento no presente que certamente impacta positivamente o agora e o futuro da nossa cidade. Essas crianças não apenas aprendem sobre o meio ambiente de Vitória, mas se tornam multiplicadoras de práticas cidadãs", destaca a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Juliana Sardinha.

Para a diretora do Cmei Geilsa da Cruz Militão, Nínia Miranda de Oliveira Nunes, a parceria com a Semmam foi fundamental para ampliar as experiências pedagógicas. "O diversificado conjunto de atividades e vivências, a partir dos ecossistemas de Vitória e do trabalho das equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente, proporcionou momentos de descobertas, curiosidade, aprendizagens significativas e interação com a natureza e com o outro, sempre de forma lúdica e interativa", afirma.

Uma jornada de conhecimento e cidadania

Ao longo do segundo semestre de 2025, os futuros Guardiões Ambientais Mirins participaram de diversas vivências educativas que abordaram os principais temas ambientais do município. A formação teve início em junho, no Polo Municipal de Produção de Mudas da Mata Atlântica - CO₂ Neutro (Viveiro Municipal Reverendo Jaime Wright), onde as crianças aprenderam, por meio de teatro e atividades práticas, sobre biodiversidade e a importância do plantio de mudas.

Em julho, a vivência foi dedicada aos manguezais e à vida marinha, com atividades na Ilha das Caieiras e na Unidade de Conservação Ilha do Lameirão. A bordo da embarcação Moréia, da Gerência de Fiscalização da Semmam, os alunos conheceram de perto a importância desse ecossistema e dialogaram com associações de catadores de caranguejo e pescadores da região.

As Unidades de Conservação também fizeram parte do percurso formativo. Durante as "Expedições Pés na Trilha", no Parque da Fonte Grande, as crianças tiveram contato com a formiga Jurema e com a Mata Atlântica. No Centro de Educação Ambiental da Mata Paludosa, em Jardim Camburi, aprenderam sobre esse ecossistema e sobre as abelhas sem ferrão. No Parque Barreiros (CEA Barreiros), as atividades abordaram a destinação correta dos resíduos sólidos, enquanto no Parque Padre Alfonso Pastore, na Mata da Praia, os alunos vivenciaram um dia de pesquisadores, conhecendo o ambiente de restinga.

A formação também incluiu ações práticas de cidadania ambiental, como mutirões de limpeza da orla em Nova Palestina, Resistência e na Praça do Papa, em alusão ao Clean Up Day, além de diálogos sobre coleta seletiva, resíduos sólidos, bem-estar animal e guarda responsável de animais domésticos.

Foto Divulgação
Vitória forma 69 novos Guardiões Ambientais Mirins nesta quarta-feira (17)

Reconhecimento e compromisso com o futuro

Na solenidade de formatura, os 69 estudantes receberão certificados e carteirinhas de Guardião Ambiental Mirim, marcando oficialmente mais uma etapa da trajetória como defensores do meio ambiente em suas comunidades. O Cmei Geilsa da Cruz Militão também será homenageado com um selo de reconhecimento pelo engajamento e participação no programa.

Mais informações sobre as ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente podem ser acessadas no portal InterageVix, que reúne iniciativas voltadas à educação ambiental e ao fortalecimento de boas práticas sustentáveis nos bairros de Vitória.