Imprensa
Vitória inicia Semana do Dia Mundial da Limpeza com ações em praias, orlas e praças
Publicada em
Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
As ações alusivas ao Dia Mundial da Limpeza começaram nesta segunda-feira (15) em Vitória, com a mobilização de estudantes, comunidades, organizações e voluntários em diferentes pontos da cidade. A proposta é promover atividades de limpeza e educação ambiental, incentivando práticas de redução, reutilização e reciclagem de resíduos, além de despertar a conscientização coletiva sobre a importância da preservação ambiental.
As primeiras atividades ocorreram no Atlântica Parque e SOE de Jardim da Penha, e na Curva da Jurema, quando crianças de escolas municipais participaram das ações, que contaram com atividades educativas conduzidas por equipes dos Centos de Educação Ambiental (CEAs) Mata Paludosa, CEA Mata da Praia, Instituto Últimos Refúgios, Projeto Baleia Jubarte e Tamar, além da Central de Serviços de Vitória, que ficou responsável pela ação de limpeza.
Na Curva da Jurema, além das atividades em terra, o grupo Almar levou 40 caiaques para uma limpeza embarcada no mar. No total, 100 crianças participaram da ação.
Terça (16)
Na terça-feira (16), das 8h30 às 11h, a mobilização segue para a Área de Proteção Ambiental (APA) Ninho das Garças, reunindo 100 estudantes em atividades de limpeza e educação ambiental. A atividade conta com a parceria da Semmam, da Guarda Civil Municipal, Central de Serviços e Catadores de Caranguejo.
Quarta (17)
Na quarta-feira (17), no mesmo horário, a ação será realizada na orla de Maria Ortiz, com a participação de escolas municipais e do Centro de Orientação e Atendimento (COA). Estão previstas atividades educativas com o Projeto Tamar, Amigos da Jubarte e Semmam, além ações de limpeza embarcada realizada por garis e catadores de caranguejo.
Quinta (18)
Já na quinta-feira (18), das 8h30 às 11h, será a vez da orla de Nova Palestina receber a mobilização. Participam 50 estudantes do Cajun de Nova Palestina e Resistência, além de 100 estudantes de escolas municipais da região. As atividades de limpeza e educação ambiental serão feitas em parceria com a Semmam, a Central de Serviços e os Catadores de Caranguejo.
Sexta (19)
As ações terminam na sexta-feira (19), na Praça do Papa, em uma grande mobilização que ocorrerá das 8h às 12h e pretende reunir cerca de 800 estudantes entre outros participantes. Além da limpeza, haverá montagem de um mosaico, apresentações de equipamentos de manutenção da cidade, atividades recreativas, musicais e ações educativas conduzidas por diferentes instituições, como Projeto Tamar, Instituto Baleia Jubarte, CVSA, Paneleiras de Goiabeiras, Instituto Últimos Refúgios e Instituto Orca.
O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Alexandre Ramalho, destaca que a iniciativa reforça a importância da união de diferentes setores em prol do planeta."Quando unimos o poder público, a sociedade civil e os cidadãos, mostramos que o futuro do planeta depende das nossas escolhas e atitudes no presente. Essa mobilização é um convite para que todos assumam seu papel na construção de uma Vitória mais limpa e sustentável."
Já o secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, enfatiza o caráter educativo e de legado da ação. "Essa ação demonstra o quanto a gestão pública de Vitória tem trabalhado com foco nas próximas gerações para a conscientização, preservação do meio ambiente e manutenção de uma cidade cada dia mais limpa. Que as pessoas respeitem o bem-estar e áreas públicas e no futuro tenham um ambiente seguro, protegido e preservado. Além do foco na limpeza, a participação das crianças é referência na educação e conscientização ambiental."