Com o objetivo de identificar, testar e implementar soluções inovadoras voltadas aos desafios urbanos da capital, a Prefeitura de Vitória lança, nesta terça-feira (16), a chamada pública nº 01/2025. A iniciativa integra o programa do Laboratório Urbano Vivo de Vitória (LUV), que atua como ambiente de experimentação controlada e inovação aberta.
A chamada está aberta a pessoas físicas e jurídicas de todo o País, com propostas que se encaixem em pelo menos um dos dois eixos temáticos prioritários:
Transformação Urbana Sustentável: propostas voltadas ao conforto térmico, mobilidade ativa, economia circular, requalificação de espaços e geração de renda local;
- Melhoria da Jornada do Cidadão nos Serviços Públicos: soluções que tornem o atendimento público mais simples, acessível e inclusivo, com foco em integração, inclusão digital e adaptação às necessidades de uma população em envelhecimento.
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 17 de setembro e 17 de outubro de 2025, por meio de plataforma digital. Serão até 10 projetos selecionados na primeira fase, com premiação de R$10 mil para prototipagem. Na segunda etapa, até quatro finalistas receberão R$100 mil para desenvolvê-las.
O LUV disponibilizará também mentorias, acesso a dados públicos, apoio metodológico e espaços para testes, além de visibilidade institucional para os projetos. As soluções serão avaliadas por uma banca técnica composta por especialistas independentes e representantes da administração pública.
"A iniciativa da Secretaria de Gestão e Planejamento propõe enfrentar os desafios urbanos de forma criativa e inovadora e tem como objetivo promover e incorporar a inovação aberta no âmbito do governo municipal, centrada no usuário e tendo a cidade de Vitória como ambiente para a experimentação de suas ações e projetos" destacou o secretário de Gestão e Planejamento, Regis Mattos.
O diretor do Laboratório Urbano Vivo, Caio Scheidegger, explicou que o LUV representa um marco transformador para a cidade, provocando a inovação para a implementação de soluções para os desafios urbanos e promovendo maior eficiência na gestão pública.
"Criamos um ambiente de experimentação onde todos podem testar e desenvolver tecnologias e políticas em contextos reais, com o cidadão em primeiro lugar, com uma tese de impacto, que transforma sonhos e desafios complexos em resultados concreto", conta Caio.
Sobre o LUV
O Laboratório Urbano Vivo de Vitória é uma iniciativa da Prefeitura que reúne governo, sociedade civil, universidades, startups e empresas em torno de um objetivo comum: transformar Vitória em uma cidade-laboratório para o desenvolvimento de soluções urbanas escaláveis e replicáveis.
Com essa chamada pública, a capital capixaba reafirma seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a inclusão, abrindo espaço para que ideias transformadoras sejam testadas diretamente nos territórios.