O ano de 2025 marcou um avanço histórico na assistência especializada em saúde na capital capixaba.Ao longo do ano, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) ofertou 663.250 consultas e exames especializados, consolidando um modelo de gestão que ampliou o acesso, reduziu filas e qualificou o atendimento à população.
A ampliação da oferta impactou diretamente a fila de espera por um procedimento especializado. O número de pacientes aguardando atendimento passou de cerca de 160 mil, em janeiro de 2021, para 11.825 em dezembro de 2025, uma redução de 92,61% na fila de espera por consultas e exames especializados.
Atualmente, 218 especialidades médicas estão sob gestão municipal, com 98,17% dos atendimentos agendados em até 100 dias, conforme estabelece o Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
"Somos a capital com maior acesso à saúde pública do Brasil. Estamos ampliando de forma expressiva o atendimento especializado, reduzindo significativamente o tempo de espera e garantindo um atendimento mais rápido e resolutivo para a população. Ofertamos mais de 2 milhões de consultas e exames especializados e zeramos filas históricas nas áreas de mamografia, oftalmologia, cardiologia, fisioterapia e urologia, entre outras. Nossa prioridade é cuidar das pessoas e vamos seguir investindo para ampliar cada vez mais o acesso e a qualidade dos serviços de saúde, garantindo aos nossos munícipes uma melhor qualidade de vida", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Agendamento personalizado
Por meio do programa Saúde Tá On, o paciente escolhe a melhor data e horário para consultas e exames especializados, de acordo com a disponibilidade dos prestadores.
O comprovante de agendamento é enviado diretamente pelo WhatsApp, dispensando o deslocamento até a unidade de saúde apenas para a confirmação.
Em 2025, o programa realizou 147.283 agendamentos personalizados, envolvendo 218 tipos de consultas e exames especializados, e contribuiu para reduzir o índice de absenteísmo para 10,91%, um dos menores dos últimos quatro anos