Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória recebe representantes de cinco países da América Latina para imersão sobre Educação

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Paulo Mota
Comitiva internacional visita CMEIs e EMEFs de Vitória para imersão
Comitiva internacional visita Cmeis e Emefs de Vitória. (ampliar)
Foto Divulgação
Comitiva internacional visita CMEIs e EMEFs de Vitória para imersão
Comitiva internacional visita Cmeis e Emefs de Vitória.

A rede municipal de ensino de Vitória recebeu a visita de representantes de governos e do terceiro setor de cinco países da América Latina que vieram conhecer as práticas pedagógicas que se tornaram referência a nível nacional e, agora, a nível internacional. Promovida pelo Instituto Natura, Fundação Pérez - Companc e Centro Lemann, a imersão teve a participação de lideranças da Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru numa troca de experiências que busca fortalecer a alfabetização nesses países.

A comitiva visitou quatro unidades escolares da rede: os Centros Municipais de Educação Infantil Tempo Integral (Cmei TI) Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro, e Silvanete da Silva Rosa Rocha, no bairro Comdusa; e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, e Paulo Reglus Neves Freire, em Inhanguetá. 

Durante as visitas, foi possível vivenciar a rotina escolar das unidades que são referência em práticas pedagógicas na educação infantil e no ensino fundamental, um reflexo de toda a rede de ensino que vêm registrando ótimos índices de alfabetização - Vitória é a 2ª capital do país mais bem posicionada no ranking nacional de alfabetização de crianças de até 7 anos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). 

Nos Cmeis, as lideranças dos países puderam observar os ambientes temáticos e todo o trabalho pedagógico realizado para o desenvolvimento pleno das crianças de 6 meses a 5 anos que são atendidas na rede municipal. No tempo integral, elas ficam por 9 horas nas unidades escolares, recebendo todo o suporte da equipe gestora. 

Já nas Emefs, foi possível acompanhar o trabalho com os anos iniciais, no desenvolvimento de atividades que estimulam a alfabetização na idade certa, além da ciência e tecnologia das salas Maker, a estrutura para a prática de esportes, música e a interação entre os estudantes ao longo de todo o período do ensino integral. 

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, falou orgulhosa sobre a rede de Vitória ser vista como potência e referência para outros países. "Para nós, receber essa comitiva internacional é a confirmação de algo que vivemos todos os dias: quando se prioriza a criança, quando se investe em formação, em infraestrutura e em boas práticas pedagógicas, os resultados aparecem. Vitória mostra ao Brasil e agora a outros países que é possível garantir alfabetização na idade certa com equidade e qualidade. Esse reconhecimento reforça nosso compromisso de seguir avançando, porque cada conquista da rede representa mais oportunidades para nossas crianças", afirmou. 

Além das visitas, equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação participaram de uma tarde de imersão com as lideranças, apresentando as metodologias de desenvolvimento das práticas pedagógicas e de gestão na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e do funcionamento e ampliação do tempo integral em toda a rede. 

Rita Jobim, gestora de Formação e Desenvolvimento do Centro Lemann, destaca que a imersão traz para o centro do debate o principal, que é a vontade e priorização política. "A alfabetização é fundamental para toda a sociedade: um menino que lê na idade certa sonha mais alto; uma menina que aprende a escrever pode contar a própria história. Ler e escrever na idade certa muda tudo, e por isso hoje nos unimos pela alfabetização", completou.

Foto Divulgação
Comitiva internacional visita CMEIs e EMEFs de Vitória para imersão
Comitiva internacional visita Cmeis e Emefs de Vitória.
Paulo Mota
Comitiva internacional visita CMEIs e EMEFs de Vitória para imersão
Comitiva internacional visita Cmeis e Emefs de Vitória. (ampliar)