Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória registra o menor número de roubos de telefone celular desde 2018

Publicada em | Atualizada em

Por Guilherme Trindade (gotrindadeeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Jansen Lube
Pessoa interagindo com celular

A capital capixaba reduziu em 78% os roubos de celulares em 2025 em comparação com 2018, ano de início da série histórica, segundo dados do Observatório de Segurança Pública. Em 2018, foram registradas 4.665 ocorrências do crime, número que caiu para 1.012 em 2025.

O trabalho planejado e contínuo de patrulhamento em locais estratégicos, feito pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), foi essencial para a diminuição dos roubos. A gerente de Proteção Comunitária da Guarda Civil de Vitória, Jacimara Camponez, destacou que os pontos de atuação são definidos principalmente pela grande circulação de pessoas e em regiões com maior registro de ocorrências.

"É fundamental que a população registre o fato imediatamente pelo Ciodes-190 no momento da ocorrência e, posteriormente, formalize o boletim na delegacia. Esses registros ajudam a identificar padrões, direcionar o policiamento e fortalecer as ações de segurança. Como resultado do trabalho contínuo e estruturado, foi possível atingir uma redução de 43% nos roubos de celulares em comparação com 2024", afirmou Jacimara.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, ressaltou a importância do trabalho integrado da Guarda de Vitória com as outras secretarias para ampliar a sensação de segurança da população. "O celular é um item que acompanha as pessoas no dia a dia. Hoje, nos pontos de ônibus, é possível ver a população utilizando o aparelho com mais tranquilidade, sem receio de ser vítima de roubo. A redução da violência contribui para que as pessoas circulem com mais segurança pela capital", destacou.

Em 2026, a Guarda de Vitória recebeu um reforço de mais 102 novos guardas municipais, que darão continuidade às ações de patrulhamento e monitoramento em toda a cidade. "A redução nos casos de roubo evidencia a eficácia das estratégias adotadas e o impacto positivo na proteção da população", completou Jacimara.