Publicada em 01/12/2016, às 15h33
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Amilton Freixo de Brito e Regina Freitas
Vitória tem o primeiro Refúgio de Vida Silvestre do Estado

Vitória criou o primeiro Refúgio de Vida Silvestre (Revis) do Estado, localizado em Fradinhos e Romão. Há um refúgio no Espírito Santo, mas na esfera federal, que fica em Santa Cruz, em Aracruz, lançado pelo Governo Federal, por meio do Instituto Chico Mendes (ICMBio). O objetivo é preservar os ecossistemas naturais e assegurar condições de existência de espécies e comunidades da fauna e flora na região.
O decreto que cria o Revis Municipal é o de nº 16.818. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barbosa, essa unidade de conservação é muito importante para a manutenção das remanescentes da Mata Atlântica em Vitória e contenção de invasões em áreas de preservação, o que será um incentivo para o ecoturismo, além de atender a uma demanda da Associação dos Amigos do Parque da Fonte Grande, no entorno de Fradinhos.
Áreas
O local onde se encontra o Refúgio de Vida Silvestre é de 926.443,46 metros quadrados, com áreas públicas e privadas, localizadas nos bairros de Fradinhos, Romão e entorno.
O decreto determina que, no prazo de um ano, a Prefeitura faça um levantamento dos espaços públicos e privados no interior do Revis e, havendo necessidade, seja feita a desapropriação de áreas, para preservar o meio ambiente.
O gerente de Controle de Monitoramento de Ecossistema da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), Edson Valpassos, conta que no local há sítios arqueológicos e históricos a serem preservados, além da reprodução de espécies, flora e fauna residente ou migratória. "A legislação nos ajudará a contribuir para o equilíbrio do regime hídrico e melhoria da qualidade das águas, entre outras ações".
Preservação
Entre as espécimes que serão preservadas, estão o Gavião-pombo-pequeno e sagui da cara branca, que fazem do local seu habitat natural. Se não houvesse uma legislação mais eficaz, poderiam deixar de existir.
O Refúgio de Vida Silvestre em Fradinhos/Romão, no qual está o Parque Fonte Grande, terá um Conselho Consultivo, que será composto por representantes dos órgãos públicos e de organizações da sociedade civil.