Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Acessuas Trabalho promove oficina inédita de educação financeira e planejamento do orçamento

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
CRAS Região Praia do Canto (Olga Maria da Penha Ribeiro)
Cras Região Praia do Canto - Olga Maria da Penha Ribeiro. (ampliar)

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) promove, nesta quarta-feira (11), a partir das 9 horas, a Oficina de Educação Financeira e Planejamento do Orçamento Doméstico em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Olga Maria da Penha Ribeiro - Território Praia do Canto. A atividade integra o cronograma de 2026. A oficina ocorre no Cras, localizado na Rua Desembargador Ferreira Coelho, em Bento Ferreira.

As aulas são gratuitas e voltadas aos munícipes de Vitória acompanhados pela rede socioassistencial. O Cras Território Praia do Canto atende famílias dos bairros Barro Vermelho, Bento Ferreira, Enseada do Suá, Ilha de Santa Maria, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Ilha de Monte Belo, Jesus de Nazaré, Praia do Canto, Praia do Suá, Santa Helena, Santa Lúcia e Santa Luíza. Ao todo, o equipamento atende a 9.000 famílias, totalizando 16.706 munícipes.

A coordenadora do Acessuas Trabalho, Cremilda Astorga, disse que a proposta desta oficina é fortalecer a autonomia das famílias atendidas pelos equipamentos da Secretaria de Assistência Social (Semas) na capital. "Em 2026, queremos ampliar a oferta de oficinas de forma a fortalecer e assegurar mais possibilidades de conectar os munícipes com o mundo do trabalho", comentou Cremilda.

Ao longo de 2025, o Acessuas Trabalho ofertou 60 oficinas, contabilizando 700 pessoas atendidas. Neste grupo, cerca de 30% eram pessoas em situação de rua. Além disso, 938 foram encaminhadas a processos seletivos, feirões de emprego e cursos de qualificação profissional.

A gerente de Atenção à Família, Juliana Moura, fez questão de reforçar que a oficina foi pensada pela equipe do Acessuas Trabalho para atender mais um esforço de promover a organização financeira identificada nos atendimentos às famílias no Cras. "O objetivo central é fornecer ferramentas para que os munícipes possam gerir seus recursos de forma a garantir a segurança alimentar e o fortalecimento de sua autonomia", disse a gerente.

Ao acompanhar o planejamento das ações, a secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, enfatizou que a oficina inédita pode ser um divisor de águas na vida das famílias. "Ao promover a organização financeira das famílias estamos promovendo a proteção social. Estamos dando ferramentas e possibilidades para a autonomia financeira", disse.