Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Assistência Social de Vitória tem artigos selecionados para compor mostra estadual

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

A Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória está em festa. Trabalhos desenvolvidos no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade e da Proteção Social Básica (PSB) foram selecionados para compor a programação da V Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social e em Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pelo Governo do Estado do Espírito Santo. 

Os artigos foram aprovados na categoria Serviços e vão apresentar as práticas inovadoras de cuidado, proteção e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, no contexto da proteção social de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A exposição estadual será feita pelos próprios profissionais dos serviços de acolhimento. A V Mostra Estadual será realizada no dia 3 de dezembro de 2025 com participação presencial das equipes autoras dos trabalhos. 

No âmbito da PSB, os trabalhos selecionados foram 1º Artigo Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) de Vitória, assinado por Carla Alves de Almeida, Célia Cristina da Silva, Elizângela Maria Alpoim Roco, Mariana Santos Bravim, Meiriele Santos Guimarães, Müller Costa da Trindade; e o artigo Entrega de Kits de alimentos aos atendidos do SCVF, de autoria das servidoras Mariana Bravim, Ana Luiza Rocha Freitas, Célia Cristina da Silva, Eliana Cirilo, Sara Rodrigues e Roseane Fernandes.

A gerente de Serviços de Convivência da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), Cristina Silva, esboçou seu orgulho pela equipe ao destacar que o SCFV foi reconhecido pelo Estado pelas boas práticas na sua execução, conquistando o 1.º lugar em nível estadual e o 3.º lugar em nível nacional.

Anacyrema Silva, gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Semas , disse que as experiências selecionadas, além de demonstrarem a qualidade técnica e o compromisso ético dos trabalhadores do Suas de Vitória, evidenciam a criatividade e a centralidade da proteção social na construção de respostas humanizadas para as situações de violação de direitos.

Os trabalhos selecionados são:

• "Minha Vida Sensacional: a construção da história de vida como instrumento de acolhimento e proteção no Serviço Família Acolhedora Vitória/ES", que apresenta a metodologia de construção da história de vida como recurso protetivo para crianças e adolescentes acolhidos em família acolhedora;

• "Lar Belas: um espaço de beleza dentro do acolhimento institucional para pessoas em situação de rua III", que tem por objetivo estimular hábitos saudáveis de higiene e cuidado pessoal, desenvolvimento de habilidades de autocuidado bem como resgate da autoestima e imagem pessoal das acolhidos do Abrigo III.

"Esse reconhecimento é resultado do trabalho coletivo e contínuo das equipes que atuam diretamente com as famílias e indivíduos em situações de maior vulnerabilidade e risco pessoal e social. São práticas que representam o compromisso com a proteção integral, o fortalecimento da autonomia e a defesa de direitos", ressaltou Anacyrema Silva.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, também ressaltou a importância da participação                em espaços de troca de experiências e visibilidade das políticas públicas: "A seleção desses trabalhos reafirma a posição de Vitória como referência na execução das políticas de Assistência Social. São iniciativas que refletem o compromisso da gestão em garantir um atendimento pautado na dignidade, na escuta qualificada e no acolhimento".