Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Carnaval 2026: Centro de Convivência entra no clima do carnaval com marchinhas e samba-enredo

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Marcos Salles
Baile de carnaval no CCTI da Terceira Idade do Centro de Vitória

O clima de Carnaval está em todos os cantos da cidade. Na manhã desta quarta-feira (4), o Centro de Convivência do Centro de Vitória se transformou em um palco de carnaval para as dezenas de pessoas idosas que participam de atividades no espaço. Ao som de marchinhas e do samba-enredo próprio, elas caÍram na folia e colocaram para dançar o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, e toda a equipe de educadores sociais que atua no local.

Entre as mais animadas estava Zenir Maria Medeiros Ribeiro, de 79 anos. Conhecida como a sambista do CCTI, ela contou que já foi passista da Escola de Samba Novo Império e viver aquele momento a transportava para os tempos da juventude. "Gosto muito. Me sinto livre. Aqui sinto a liberdade de viver. Esqueço as dificuldades da vida. Agora sou só alegria", disse ela.

Marcos Salles
Baile de carnaval no CCTI da Terceira Idade do Centro de Vitória

Luiza Zanelato, de 76 anos, disse que passou a noite produzindo a blusa estilizada para o evento. "Fiquei assistindo novela e produzindo. Mas, hoje, pensei até não vir. Mas, olhei para a blusa, vesti e agora estou me sentindo renovada. Aqui, coloco a cabeça no lugar", falou ela.

As amigas Arvanete Peixoto, de 61 anos, e Maria da Penha Chaves, de 86 anos, estavam entre as primeiras a chegar, e pela animação demonstravam que seriam as verdadeiras "inimigas do fim". "Estar aqui representa estar viva. Moro sozinha, tinha depressão, mas desde que cheguei aqui larguei o tratamento que fazia no postinho e sou outra pessoa. Aqui, me sinto viva, cercada por amigas", afirmou Arvanete.

Marcos Salles
Baile de carnaval no CCTI da Terceira Idade do Centro de Vitória

A gerente dos Serviços de Convivência de Vitória, Cristina Silva, fez questão de destacar que todas as ações desenvolvidas nas unidades seguem um planejamento que visam a promoção de do envelhecimento ativo, a socialização em um ambiente seguro.

Para a secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, a promoção dos eventos festivos nos Centros de Convivência é mais uma forma de promover o fortalecimento de vínculos e combater o isolamento social das pessoas idosas.