O clima de Carnaval está em todos os cantos da cidade. Na manhã desta quarta-feira (4), o Centro de Convivência do Centro de Vitória se transformou em um palco de carnaval para as dezenas de pessoas idosas que participam de atividades no espaço. Ao som de marchinhas e do samba-enredo próprio, elas caÍram na folia e colocaram para dançar o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, e toda a equipe de educadores sociais que atua no local.
Entre as mais animadas estava Zenir Maria Medeiros Ribeiro, de 79 anos. Conhecida como a sambista do CCTI, ela contou que já foi passista da Escola de Samba Novo Império e viver aquele momento a transportava para os tempos da juventude. "Gosto muito. Me sinto livre. Aqui sinto a liberdade de viver. Esqueço as dificuldades da vida. Agora sou só alegria", disse ela.
Marcos Salles
Luiza Zanelato, de 76 anos, disse que passou a noite produzindo a blusa estilizada para o evento. "Fiquei assistindo novela e produzindo. Mas, hoje, pensei até não vir. Mas, olhei para a blusa, vesti e agora estou me sentindo renovada. Aqui, coloco a cabeça no lugar", falou ela.
As amigas Arvanete Peixoto, de 61 anos, e Maria da Penha Chaves, de 86 anos, estavam entre as primeiras a chegar, e pela animação demonstravam que seriam as verdadeiras "inimigas do fim". "Estar aqui representa estar viva. Moro sozinha, tinha depressão, mas desde que cheguei aqui larguei o tratamento que fazia no postinho e sou outra pessoa. Aqui, me sinto viva, cercada por amigas", afirmou Arvanete.
Marcos Salles
A gerente dos Serviços de Convivência de Vitória, Cristina Silva, fez questão de destacar que todas as ações desenvolvidas nas unidades seguem um planejamento que visam a promoção de do envelhecimento ativo, a socialização em um ambiente seguro.
Para a secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, a promoção dos eventos festivos nos Centros de Convivência é mais uma forma de promover o fortalecimento de vínculos e combater o isolamento social das pessoas idosas.