O Sambão do Povo recebe, nesta sexta (13) e sábado (14), a partir das 22 horas, os desfiles das agremiações que integram a Série Ouro, sob organização da Lieses. (ampliar)
Após o espetáculo proporcionado pelas escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória 2026, o Sambão do Povo recebe, nesta sexta (13) e sábado (14), a partir das 22 horas, os desfiles das agremiações que integram a Série Ouro, sob organização da Lieses.
Na sexta-feira (13), entram na avenida as escolas Unidos de Barreiros, Chega Mais, Independente de Eucalipto, Tradição Serrana e Independentes de São Torquato. No sábado (14), será a vez de União Jovem de Itacibá, Mocidade da Praia, Império de Fátima e Mocidade Serrana. A campeã terá direito a desfilar no Grupo Especial em 2027.
Trânsito
Para garantir a chegada e a saída de foliões e escolas de samba com mais tranquilidade ao Sambão do Povo, o trânsito na região passará por modificações durante os dois dias de evento. A orientação é priorizar o uso de vans, ônibus, táxis ou transporte por aplicativo.
A Avenida Dário Lourenço de Souza, em Mário Cypreste, onde está localizado o Sambão do Povo, encontra-se totalmente interditada desde o Ciase e o Tancredão até o Clube Mar e Terra, em Santo Antônio. Motoristas que trafegarem no sentido Centro-Santo Antônio encontrarão bloqueio em frente ao Teatro Carmélia e deverão acessar a Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, seguindo até a Avenida Santo Antônio.
Para quem sai de Santo Antônio e bairros adjacentes em direção ao Centro, o bloqueio ocorre na rotatória próxima ao Clube de Pesca Mar e Terra. Nesse caso, o acesso deve ser feito pela Rua Dom Benedito, que também desemboca na Avenida Santo Antônio.
A partir das 17 horas da sexta-feira (13), a Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, onde fica o Teatro Carmélia, deixará de operar em mão dupla e passará a ser mão única em direção à praça de Caratoíra. A alteração será mantida durante os dois dias do evento.
Moradores das ruas interditadas terão os veículos identificados para acesso liberado. Todas as interdições contam com acompanhamento de agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória para garantir fluidez no trânsito. A circulação na região será normalizada a partir das 6 horas da quarta-feira (18), com exceção da Avenida Dário Lourenço de Souza, que permanecerá fechada até a desmontagem completa da estrutura do evento.
Carro em casa
A recomendação é evitar o uso de carro ou moto, já que a região possui poucas vagas de estacionamento. O público deve optar por transporte coletivo, vans, táxis ou aplicativos. Dois pontos foram definidos para embarque e desembarque de passageiros: um em frente ao Tancredão e outro nas proximidades do Mar e Terra.
A orientação para parada de embarque e desembarque é utilizar a Avenida Nair de Azevedo, próxima à Rodoviária de Vitória, respeitando a sinalização e realizando paradas rápidas, apenas pelo tempo necessário.
Segurança reforçada
A segurança interna do evento é de responsabilidade dos organizadores, incluindo a Liga das Escolas de Samba e empresas privadas. Paralelamente, a Guarda de Vitória estruturou um planejamento especial de patrulhamento na área, com reforço do efetivo nos dois dias de Carnaval.
A operação conta ainda com o monitoramento de 49 câmeras, acompanhadas 24 horas pela Central de Monitoramento da Guarda de Vitória (Ciom), além do suporte da Gerência de Inteligência (GII), com atuação em pontos estratégicos para garantir segurança e tranquilidade aos foliões e trabalhadores do evento.