Aproveitar o Carnaval é muito bom, mas curtir a festa com segurança é ainda melhor. Para garantir tranquilidade à população capixaba e aos turistas durante os desfiles das escolas de samba e o Carnaval oficial, a Guarda Civil Municipal de Vitória preparou um amplo esquema de segurança para os dois finais de semana de programação.
"Todo o efetivo disponível será empregado, com atuação no patrulhamento ostensivo, na fiscalização e na organização do trânsito nos acessos ao Sambão do Povo, no primeiro final de semana, e no Centro, na outra semana", descreveu a comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa.
A operação conta, ainda, com o apoio da tecnologia, com 1.156 câmeras monitorando a cidade 24 horas por dia, além de equipes capacitadas, levantamentos da Gerência de Inteligência e o recente reforço de mais 102 guardas municipais, que ampliam a capacidade operacional da corporação.
"Queremos que os foliões tenham a melhor experiência possível e levem boas lembranças do Carnaval em Vitória. Sabemos da importância cultural e turística do evento para o nosso Estado, e a Guarda de Vitória está empenhada para garantir que tanto a ida quanto a volta ao Sambão do Povo e aos blocos ocorram com segurança e sem intercorrências", completou a comandante.
Desfiles no Sambão
A segurança interna do evento é de responsabilidade dos organizadores, incluindo a Liga das Escolas de Samba e empresas privadas. No entanto, a Guarda de Vitória atuará no entorno com patrulhamento preventivo e contará com o apoio de 49 câmeras, acompanhadas em tempo integral pelos operadores da Central de Monitoramento, além das ações da Gerência de Inteligência.
Nos dias 7 e 8, será instalado um Centro de Comando e Controle Integrado na entrada principal do Sambão do Povo, na Avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste, espaço que deverá receber também representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, como explica Dayse Barbosa.
"É um local que reúne tecnologia e estrutura para monitoramento, além de funcionar como ponto de articulação entre as forças de segurança para a tomada de decisões em situações que demandem resposta imediata", afirma.
A estrutura, com seis metros de largura e seis metros de altura, está sendo montada no início da avenida, nas proximidades do Teatro Carmélia.
Carnaval oficial
Já a partir do dia 14, durante o Carnaval oficial, o uso da tecnologia segue como um dos principais aliados do planejamento da Guarda de Vitória. O monitoramento por câmeras permite ampliar a vigilância sobre áreas estratégicas, complementando o trabalho das equipes em campo. Apenas nas regiões do Centro de Vitória e do Sambão do Povo, são 163 câmeras urbanas em operação.
Ao identificar qualquer atitude suspeita, os operadores acionam imediatamente as equipes da Guarda, que são direcionadas ao local, fortalecendo a prevenção e dificultando a ação de criminosos. Também será montado um Centro de Comando e Controle Integrado na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Palácio da Fonte Grande, no Centro, para concentrar parte dos equipamentos, operadores e decisões operacionais, além de servir como base de apoio para as equipes e para os foliões.