Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Carnaval 2026: Vitória tem esquema especial de saúde e prevenção para o período da folia

Publicada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Jansen Lube
Serviços da saúde na Arena de Verão - Teste de IST

Com o início dos desfiles das escolas de samba e a proximidade do feriado prolongado, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) preparou um esquema especial de atendimento e prevenção. O objetivo é garantir que os foliões aproveitem a festa com assistência à saúde e acesso a serviços preventivos, integrando o clima de celebração ao cuidado contínuo.

Atendimento de Urgência no Sambão

Para os desfiles que acontecem nesta sexta-feira (6) e sábado (7), uma equipe completa, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, estará de plantão no Sambão do Povo. O posto de atendimento foi montado estrategicamente para socorrer prontamente quem apresentar qualquer mal-estar durante as apresentações.

Vigilância Sanitária

Durante o Carnaval, a Vigilância Sanitária de Vitória vai intensificar sua atuação com foco educativo, orientando estabelecimentos e verificando o rigor dos serviços de remoção de emergência. Em uma estratégia de monitoramento em tempo real, as equipes atuarão integradas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), assegurando resposta rápida a intercorrências sanitárias tanto no Sambão quanto nos blocos de rua.

Prevenção e Testagem Rápida

Além do socorro imediato, a Semus foca na conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante os eventos, as equipes realizarão:

  • Orientações sobre prevenção combinada;
  • Testagem rápida para HIV e outras infecções;
  • Distribuição de preservativos;
  • Avaliação para o uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e da PEP (Profilaxia Pós-Exposição).

PrEP: Prevenção Moderna e Gratuita

Um dos destaques da campanha deste ano é a disseminação de informações sobre a PrEP. Disponível gratuitamente pelo SUS, a estratégia consiste no uso de medicamentos que reduzem o risco de infecção pelo HIV antes da exposição ao vírus. A oferta segue protocolos rigorosos do Ministério da Saúde e é indicada para pessoas que apresentam maior risco de exposição. A PreP é um método seguro e moderno para reduzir o índice de novas infecções.