O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Vitória (Comsea) se prepara para realização de processo eleitoral que vai escolher os novos membros para a gestão 2026-2028. Na assembleia pública, realizada na última sexta-feira (6), na Casa do Cidadão, em Maruípe, foi definida a composição da comissão eleitoral só com representantes da sociedade civil.
Para a subsecretária de Proteção Social Básica (PSB) e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de Vitória e secretária executiva da Caisan, Graziella Lorentz, a realização da assembleia e sua ampla divulgação é importante para reativar o Comsea. A comissão eleitoral desempenha um papel fundamental na organização do processo que assegure a transparência e a legitimidade democrática na renovação do Comsea.
Graziella enfatizou que é o pontapé inicial, a atuação efetiva da comissão é o que vai viabilizar uma ampla participação da sociedade civil e das entidades que atuam no combate à fome, no fortalecimento do controle social e na garantia das diretrizes da Política Municipal de SAN, que reflitam, de fato, as prioridades da população de Vitória no enfrentamento à insegurança alimentar.
A secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, reforçou que o Comsea ativo e atuante é um pilar indispensável para a consolidação das políticas de combate à fome no município. A secretária fez questão de reafirmar que os conselhos atuam como um elo fundamental entre a gestão pública e a sociedade civil. "No caso do Comsea, garante que o controle social assegure que as ações de segurança alimentar, como as desenvolvidas, por exemplo, pelo Banco de Alimentos Herbert de Souza e pelo Restaurante Popular de Vitória cheguem de forma eficiente às famílias em situação de vulnerabilidade", ressaltou.
A nova comissão é composta por Carlos Augusto Saleme, Maria José de Souza Rodrigues, Ernani Silva Alves e Camila Leandro, que contarão com o apoio da comissão transitória composta pelo poder público para gerenciar a assembleia.