Imprensa
Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo: Vitória oferta cuidado integral para pacientes
Publicada em
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Thyago Oliveira
Nesta sexta-feira (20) é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo, uma data instituída para alertar a sociedade sobre os riscos à saúde decorrentes do uso de substâncias psicoativas e do álcool.
Vitória conta com uma robusta Rede de Atenção à Saúde para esse público, com diversos acompanhamentos, além de ofertar cuidados em Saúde Mental, nas unidades básicas de saúde e em serviços especializados.
Como serviço especializado para tratamento de pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas, Vitória possui um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) e Unidade de Acolhimento Transitório (UAA).
No Caps AD o atendimento ao público geral funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, porém, para os pacientes que se encontram em leito de desintoxicação, o espaço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana (Caps do tipo III). O serviço atende, em média, 260 pessoas por mês.
Além da preocupação com o tratamento clínico de doenças hepáticas ou neurológicas associadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas, a rede municipal também atua no fortalecimento da autonomia e na ressocialização junto à comunidade e família.
Porta aberta e cuidado integral no Caps AD
A porta de entrada preferencial para o Caps AD são as unidades de saúde da capital, onde o munícipe encontrará equipes multiprofissionais e acolhimento qualificado. Porém, o espaço também funciona no modelo "porta aberta", ou seja, qualquer cidadão pode buscar ajuda diretamente no local.
O tratamento é voluntário e baseado no Projeto Terapêutico Singular (PTS). Cada paciente possui um plano personalizado que pode incluir:
• Terapias Modernas: Meditação, ioga, auriculoterapia e fitoterapia.
• Oficinas de Protagonismo: Musicoterapia, arteterapia, cinema, além de grupos de leitura, poesia e o projeto "Fazendo Arte na Praça".
• Suporte Intensivo: A unidade dispõe de oito leitos para acolhimento noturno, permitindo internações de curta permanência (até 15 dias) para casos de crises agudas de abstinência.
Rede de apoio e reinserção
Com uma estrutura integrada, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e terapeutas ocupacionais do Caps AD trabalham em parceria com as unidades básicas de saúde, garantindo que o paciente mantenha o vínculo com sua comunidade.
Oficinas terapêuticas
Muito além do cuidado clínico, o Caps AD de Vitória também investe nas oficinas terapêuticas como ferramentas de transformação social. Esses espaços de convivência e criação utilizam a arte, a cultura e o trabalho para fortalecer a autonomia e devolver a cidadania aos usuários, sendo pilares fundamentais no processo de reabilitação psicossocial.
O serviço disponibiliza projetos que estimulam diferentes áreas do desenvolvimento humano, desde a expressão artística até o exercício da cidadania. Entre as atividades disponíveis, destacam-se:
• Expressão e Arte: Oficina de Arteterapia (incluindo a integração com a Terapia Ocupacional no projeto "Fazendo Arte na Praça"), Musicoterapia e o projeto "Nosso Corpo também Dança".
• Cultura e Lazer: Oficina de Cinema, Oficina de Leitura e Poesia e o projeto "Culturando pela Cidade", que promove a ocupação de espaços públicos.
• Cuidado e Reflexão: Grupo de Acompanhamento de Mulheres, Projeto "De Cuca Legal" e as Oficinas da Palavra e de Vivências do Cotidiano.
• Educação e Direitos: Oficina de Cidadania e Oficina de Práticas, focadas no fortalecimento do protagonismo social do indivíduo.
Unidade de Acolhimento
Vitória passou a contar, em 2025, com a Unidade de Acolhimento Transitório (UAA), um serviço pioneiro no Espírito Santo que tem como objetivo oferecer acolhimento temporário e cuidados contínuos e protetivos a adultos com uso problemático de álcool e outras drogas, que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar e precisem desse suporte enquanto realizam tratamento em saúde mental, álcool e outras drogas no Caps AD do município.
São duas Unidades, que funcionam em regime residencial provisório, 24 horas por dia, todos os dias da semana, uma com 15 vagas para homens e outra com 15 para mulheres. Os acolhidos podem permanecer por até seis meses, conforme avaliação técnica.
Vinculada ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, a Unidade de Acolhimento amplia ações protetivas e fortalece o acompanhamento psicossocial com foco na autonomia, reinserção social, reconstrução de vínculos familiares e comunitários, além de ações que promovem o cuidado integral à saúde, de forma integrada ao Caps AD.
Serviço
CAPS AD Vitória
Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 181, Ilha de Santa Maria.Público: Pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas.

