Rua de lazer na Avenida Dante Michelini, Praia de Camburi.
As já tradicionais Ruas de Lazer e ciclofaixas de Vitória não serão montadas no próximo domingo (9). O objetivo é manter todas as vias com fluidez máxima em razão da grande movimentação para o primeiro dia de provas do Enem 2025, segundo a Gerência de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (Gpot) da Secretaria de Segurança Urbana.
A Rua de Lazer consiste na interdição de avenidas aos domingos e feriados para que o espaço seja usado para atividades ao livre, como caminhadas, brincadeiras entre outras. Isso acontece em dois trechos da Avenida Dante Michelini, sendo um em Jardim da Penha e Mata da Praia e o outro em Jardim Camburi, de 7h às 13h. Também há Rua de Lazer na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Centro, entre o Porto de Vitória e a Curva do Saldanha, de 7h às 12h.
Já as ciclofaixas costumam permanecer montadas no sentido Centro-Jardim Camburi, passando por toda a extensão da orla, até às 15h.
A suspensão das Ruas de Lazer e das ciclofaixas também levará a Guarda de Vitória a focar a atuação na segurança viária e no escoamento de carros e ônibus para os locais das provas. "O objetivo é dar vazão ao maior fluxo de veículos e evitar qualquer tipo de retenção pelas ruas da capital. Também teremos equipes realizando patrulhamento ostensivo com atenção especial às unidades de ensino onde serão aplicados o exame", pontua Marcelo Paraguassu, gerente de Operações e Fiscalização (Goft) da Guarda de Vitória.
De acordo com a programação da prova, os portões das escolas onde serão realizados os exames serão abertos ao meio-dia (12h) e serão fechados pontualmente às 13h, de acordo com o horário de Brasília.