Imprensa
Gravidez na adolescência: Vitória registra queda no número de casos nos últimos 5 anos
Publicada em
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Thyago Oliveira
Na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, Vitória comemora um marco significativo: a redução de 25,62% no número de gestações precoces, entre 2021 e 2025. Segundo dados do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o número de adolescentes grávidas, com idade entre 10 e 19 anos, caiu de 359 casos, em 2021, para 267, em 2025.
Dentre as atividades realizadas pelas equipes da Semus na prevenção da gravidez na adolescência estão a realização de palestras, rodas de conversa e oficinas educativas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em escolas e demais espaços do território.
O Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria da Semus com instituições de ensino, também é um importante instrumento de integração entre saúde e educação para o desenvolvimento da autonomia e redução de vulnerabilidades. O programa aborda temas como sexualidade, métodos contraceptivos, prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), projetos de vida, igualdade de gênero, prevenção da violência e direitos sexuais e reprodutivos.
"Prevenir a gravidez na adolescência é investir em saúde, educação e oportunidades. Com essa estratégia estruturada e permanente, a Prefeitura de Vitória reafirma o compromisso com a promoção da saúde, dos direitos e do futuro de adolescentes e jovens do município", destaca a referência técnica da Saúde da Criança e do Adolescente, Samara Freitas.
Cuidar Hoje, Planejar o Amanhã
Neste ano, a equipe de Saúde de Vitória está lançando o projeto inédito 'Cuidar Hoje, Planejar o Amanhã', com o objetivo de intensificar ações educativas, preventivas e intersetoriais voltadas a adolescentes, famílias e profissionais da rede municipal de saúde. O foco do projeto será a ampliação do acesso à informação qualificada sobre saúde sexual e reprodutiva, o fortalecimento do vínculo com os serviços de saúde e a promoção da autonomia responsável dos adolescentes.
A iniciativa segue os protocolos do Ministério da Saúde, incluindo atendimento exclusivo para adolescentes nas UBS, com acolhimento, escuta qualificada e garantia de sigilo. Além do suporte psicossocial e orientações em saúde bucal, o projeto assegura a oferta de métodos contraceptivo, testagem rápida para ISTs e a atualização do cartão de vacinas, integrando o jovem ao sistema de saúde de forma acolhedora e eficiente.
Acompanhamento
As adolescentes e jovens grávidas de Vitória recebem acompanhamento de pré-natal, participam de grupos de gestantes, recebem orientações sobre planejamento familiar e têm encaminhamentos para diversos serviços, conforme avaliação da equipe de saúde.
O cuidado integral da saúde de adolescentes e jovens leva em consideração as necessidades específicas dessa faixa etária e busca integrá-las à rede de atenção e às ações e rotinas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Atenção Básica à Saúde, o município desenvolve diversas ações que contribuem para a garantia dos direitos à saúde das adolescentes e jovens:
- Atendimento médico e de enfermagem;
- Atendimento odontológico;
- Atendimento psicológico (de acordo com avaliação);
- Distribuição de preservativos e outros métodos contraceptivos, conforme protocolos do Ministério da Saúde;
- Grupos educativos sobre sexualidade, gravidez não planejada e infecções sexualmente transmissíveis, como a Aids;
- Promoção de ações de saúde sexual e saúde reprodutiva nas unidades de saúde;
- Disponibilização da caderneta de saúde do adolescente;
- Vacinas, medicamentos e exames;
- Verificação de pressão arterial;
- Pré-natal da adolescente e jovem grávida;
- Acompanhamento do bebê da mãe adolescente ou jovem.
Seminário de Prevenção da Gravidez na Adolescência de Vitória
No mês em que se promove a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a Semus realizará o II Seminário de Prevenção da Gravidez na Adolescência de Vitória. O evento acontecerá no dia 27 de fevereiro, no auditório da Prefeitura de Vitória.
O objetivo desse encontro é qualificar a atuação dos profissionais da Rede Municipal da saúde no acolhimento, atendimento e cuidado integral de adolescentes, fortalecendo a articulação com a Rede Intersetorial do município e a construção de ações preventivas e educativas compartilhadas, voltadas à redução da gravidez na adolescência.
