Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Homem é detido pela Guarda de Vitória com motocicleta adulterada na Praia do Canto

Publicada em | Atualizada em

Por Guilherme Trindade (gotrindadeeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Pedagogo é detido pela Guarda de Vitória com motocicleta adulterada na Praia do Canto
Motocicleta com placa adulterada apreendida na Praia do Canto.

Um pedagogo, de 44 anos, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) por dirigir uma motocicleta com placa adulterada, na noite desta quarta-feira (11), na Praia do Canto. A placa é originária de um veículo roubado na quarta-feira passada (04), em Jardim da Penha. O detido alegou que não sabia que a placa da moto dele tinha sido trocada.

A placa utilizada pertencia à uma motocicleta roubada há oito dias, em Jardim da Penha. As vítimas do crime, dois motoboys, denunciaram via Boletim de Ocorrência, que estavam trabalhando quando, por volta das 22h, foram abordados por dois indivíduos, aparentemente menores de idade. Um dos sujeitos estava em posse de uma arma de fogo e a dupla roubou as motocicletas.

Já nesta quarta-feira (11), por volta das 19h, uma equipe da Guarda de Vitória foi informada via rádio que uma dessas motocicletas, com restrição de roubo, havia sido localizada pelo cerco eletrônico na ponte da passagem, seguindo pela Avenida Nossa Senhora da Penha.

Ao realizar a abordagem, os guardas municipais perceberam que a placa estava em um veículo diferente do original. "A motocicleta realmente pertencia ao condutor, porém a placa era de uma moto roubada. Ao ser questionado, o indivíduo disse que não percebeu a troca das placas. Verificamos, via câmeras de monitoramento, que ele estava com a placa adulterada há sete dias, apenas um dia após o roubo", narrou o guarda municipal Firmino.

O pedagogo foi levado à Delegacia Regional de Vitória, onde as medidas cabíveis seriam tomadas. Já o veículo foi apreendido e transportado a um pátio credenciado.

Código Penal

A Guarda de Vitória alerta que adulterar, remarcar ou alterar placa de veículo configura crime previsto no Art. 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e também multa de R$293,47, sete pontos na CNH, retenção do veículo e recolhimento da CNH.

Ao mesmo tempo

Simultaneamente, a Guarda de Vitória removeu duas motocicletas sem placa, uma em Jardim da Penha e outra em Santa Lúcia. Ambas foram transferidas para pátios credenciados e os condutores devidamente multados.

Uma equipe da Guarda de Vitória praticava a operação corredor, que é quando os guardas municipais colaboram com a fluidez no trânsito em horários de pico, quando averiguaram uma moto vermelha dirigindo na contramão e sem placa. Ao abordar o motorista, a inspetora Rosinete disse que ele "prometeu que não sairia com a moto de casa até o emplacamento".

Enquanto isso, uma terceira equipe da Guarda de Vitória removeu uma outra motocicleta sem placa, desta vez de cor branca. O motorista parou em frente à guarnição, que logo realizou a abordagem e apreendeu o veículo.

A Guarda de Vitória ressalta que andar sem placa é uma infração gravíssima, resultando em multa de R$293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em casos de veículos novos, só é permitido circular sem placa para ir até a emplacadora. Após a colocação, o prazo para regularização é de 15 dias, sob pena de multa e remoção.

Ações e fiscalizações como esta são essenciais para garantir a fluidez viária e a segurança no trânsito, tanto para motoristas quanto pedestres. O resultado das ações da Guarda de Vitória resultou em uma redução de 30% de mortes no trânsito na capital em 2025.

Para o Gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito, Marcelo Paraguassu, a redução do índice é fruto do trabalho contínuo e integrado da Guarda de Vitória. "Essa redução é resultado de um planejamento estratégico permanente, com ações de fiscalização intensificadas, presença ostensiva nas vias, patrulhamento preventivo e investimento em educação para o trânsito. Nosso foco é preservar vidas", afirma.