Publicada em 15/08/2012, às 17h56

Por Jaqueline Vianna, com edição de Matheus Thebaldi

Emoção marca a inauguração de monumento às vítimas da ditadura na Costa Pereira


A emoção marcou a inauguração do monumento Pessoas Imprescindíveis, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, na tarde desta quarta-feira (15). Trata-se de uma homenagem aos mortos e desaparecidos políticos no período da ditadura.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito João Coser, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e o vice-governador, Givaldo Vieira.

"É um momento de reconhecimento e agradecimento pela dedicação à democracia, ao Brasil e aos direitos humanos destas pessoas que dedicaram suas vidas e agora estão sendo homenageadas. Em nome do Governo Federal, quero pedir perdão pelos crimes cometidos pelo Estado durante a ditadura", enfatizou a ministra em um discurso firme e emocionado.

Marcos Salles
Ministra Maria do Rosário Nunes participa da Inauguração do Memorial em Homenagem as Pessoas Impresindíveis
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, participou da inauguração do monumento
Marcos Salles
Prefeito João Coser participa da Inauguração do Memorial em Homenagem as Pessoas Impresindíveis
O prefeito João Coser discursou na inauguração do monumento falando da importância da democracia para o País

O monumento relata o nome de seis capixabas que enfrentaram o regime militar. Eles participaram da Guerrilha do Araguaia, criado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCdoB) com o objetivo de, a partir do campo e com o apoio da população local, tentar tomar o poder.

São eles o jornalista Orlando Bonfim Júnior e os militantes do Partido Comunista do Brasil João Gualberto Calatrone (Zebão), Arildo Valadão, Marcos José de Lima, José Maurílio Patrício e Lincon Bicalho Roque. Todos terão o rosto gravado em preto, em baixo relevo, além do nome e das datas de nascimento e desaparecimento.

"A estimativa é que, durante os 21 anos de ditadura militar, mais de 50 mil pessoas foram presas logo nos primeiros meses de repressão; 20 mil foram torturadas e 356 morreram ou estão desaparecidas. Esse monumento marca a resistência e a luta dessas pessoas e a importância da democracia para esse País", disse o prefeito João Coser.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)