Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Rede municipal de Vitória retoma aulas nesta quarta-feira (4) para mais de 40 mil estudantes

Publicada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Marcos Salles
Entrega da Reforma do CEMEI Anísio Spíndola Teixeira em Resistência
Sala de Leitura do do Cmei Anísio Spíndola Teixeira, em Resistência. (ampliar)
Leonardo Silveira
Alimentação Escolar na EMEFTI Paulo Reglus Neves Freire
A alimentação escolar é um dos pilares da rede municipal. Todos os dias, são servidas quase 100 mil refeições. Os cardápios são elaborados por nutricionistas e respeitam cada faixa etária. (ampliar)

Vitória retoma as atividades escolares nesta quarta-feira (4), marcando o início do ano letivo para mais de 40 mil crianças, estudantes e adultos matriculados na rede municipal de ensino. Ao todo, 105 unidades escolares, entre Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), voltam a receber a comunidade escolar em todas as regiões da cidade.

Durante o período de férias, a Prefeitura de Vitória realizou reformas estruturais em toda a rede municipal, garantindo mais conforto, segurança e melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

As unidades escolares funcionam em diferentes turnos, de acordo com a organização de cada etapa de ensino. No turno matutino, as aulas acontecem das 7h às 12h; no turno vespertino, das 13h às 18h; e no tempo integral, das 7h às 16h.

Alimentação escolar

A alimentação escolar é um dos pilares da rede municipal. Todos os dias, são servidas quase 100 mil refeições, entre colação, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar, atendendo estudantes dos turnos matutino, vespertino, integral e também do noturno, voltado à Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Os cardápios são elaborados por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme), respeitando as necessidades específicas de cada faixa etária. A alimentação ofertada nas escolas da rede municipal de Vitória supera a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contribuindo para o crescimento saudável e o aprendizado dos estudantes.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, destacou a importância da retomada das aulas. "Estamos iniciando o ano letivo com escolas preparadas, equipes engajadas e políticas educacionais consistentes, que colocam o estudante no centro do processo educativo", afirmou.

Ensino em tempo integral

Em 2026, a rede municipal amplia ainda mais a oferta do ensino em tempo integral, que passa de 41 para estar presente em 50 escolas. As nove escolas que passarão a ofertar o tempo integral em 2026 são: Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira (Maria Ortiz), Emef Octacílio Lomba (Maruípe), Emef João Bandeira (Consolação), Emef Vercenílio da Silva Pascoal (Joana D'Arc), Cmei Ana Maria Chaves Colares (Jardim Camburi), Cmei Darcy Vargas (Santo Antônio), Cmei Georgina da Trindade Faria (São José), Cmei Nelcy da Silva Braga (Maruípe) e Cmei Geisla da Cruz Militão (Nova Palestina).

O modelo adotado em Vitória transforma a unidade em um espaço de desenvolvimento contínuo, articulando aprendizagem, cuidado, alimentação, cultura e formação para a vida. A carga horária diária é de nove horas, acima das sete horas mínimas exigidas para caracterizar o tempo integral. Nesse período, os estudantes recebem quatro refeições, que atendem a cerca de 70% das necessidades nutricionais diárias, e participam de um currículo diversificado, que estimula o protagonismo, a autonomia e o desenvolvimento integral.

Na Educação Infantil, que atende crianças de 6 meses a 5 anos, o currículo inclui acolhimento, momentos de cuidado e descanso, ambientes temáticos preparados pelos professores e oficinas temáticas na pré-escola. Nessas oficinas, as crianças escolhem livremente as atividades que desejam vivenciar, fortalecendo o protagonismo desde a primeira infância.

No Ensino Fundamental, o currículo integrado articula os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Arte, Educação Física e Inglês, com práticas educativas e metodologias que fortalecem a aprendizagem, entre elas Tutoria, Acolhimento, Educação Científica e Tecnológica, Protagonismo, Orientação de Estudos e Disciplinas Eletivas. O Projeto de Vida, ofertado do 1º ao 9º ano, é o eixo estruturante do tempo integral e apoia cada estudante na reflexão sobre seus sonhos, identidades e caminhos para o futuro.

Resultados e avanços da educação

Os investimentos realizados pela Prefeitura de Vitória e o trabalho desenvolvido pelos servidores da Secretaria Municipal de Educação reposicionaram o município como referência nacional em alfabetização.

Segundo o relatório Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), que avaliou crianças de até 7 anos em 2024, Vitória alcançou o índice de 73,2%, tornando-se a segunda capital mais bem colocada do país no ranking nacional. O resultado representa um crescimento de 7,3 pontos percentuais em relação a 2023 e garantiu o cumprimento antecipado das metas estabelecidas pelo MEC para os anos de 2024, 2025 e 2026.

De acordo com avaliação de leitura aplicada pela Seme em 2025, o índice de leitores entre estudantes do 2º ano já alcançou 82%, indicando uma tendência de crescimento ainda maior nos próximos levantamentos nacionais.

O desempenho também evidencia o avanço em relação a 2021, quando Vitória registrava apenas 28% de crianças alfabetizadas e ocupava a 12ª posição entre as capitais brasileiras. No Espírito Santo, a capital obteve o melhor índice entre os municípios com mais de 2 mil estudantes avaliados. Esse resultado levou Vitória a receber o certificado Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo MEC.

A melhoria contínua da educação também é observada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Após um período de estagnação, Vitória elevou o índice dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de 5,6 para 6,1, e dos anos finais (6º ao 9º ano) de 4,6 para 5,0.

Pedro Dutra
Novo CMEI Jacy Alves Fraga
CmeiI Jacy Alves Fraga. Em 2026, a rede municipal amplia ainda mais a oferta do ensino em tempo integral, que passa de 41 para estar presente em 50 escolas. (ampliar)
Foto Divulgação
Estuantes em sala de aula
Segundo o relatório Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), Vitória alcançou o índice de 73,2%, tornando-se a segunda capital mais bem colocada do país no ranking nacional.