Mini melancia é o primeiro fruto da horta comunitária do Restaurante Popular de Vitória.
A equipe do Restaurante Popular (RP) de Vitória está comprovando, na prática, que "quem planta, vai colher". É que, logo após a inauguração do equipamento, uma horta urbana foi plantada no espaço e, agora, depois de três meses do plantio, os primeiros frutos começam a aparecer: uma mini melancia, que é uma versão menor e mais compacta da melancia tradicional (Citrus lanatus).
A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social de Vitória, Roseane Fernandes, contou que a ideia nasceu como uma forma de utilizar a área externa do Restaurante Popular de forma produtiva com o cultivo de alimentos frescos e saudáveis (hortaliças, frutas) sem agrotóxicos, além de se transformar num local para ações de educação alimentar, nutricional e ambiental destinadas ao público frequentador do RP.
Roseane revelou que a escolha das espécies cultivadas foram pensadas em conjunto com a equipe, sob a orientação do técnico em agropecuária Diego de Jesus Lisboa. "A horta urbana e comunitária do RP vem contribuindo ainda para maior integração dos trabalhadores e, a partir de agora, como um incentivo a mais para que o nosso público criem novos hábitos mais saudáveis e sustentáveis", destacou ela.
Para a secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, a proposta da horta urbana e comunitária do RP vem complementar as ações de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas pela Prefeitura de Vitória. "O restaurante vem preencher o importante papel de facilitar o acesso à alimentação dos moradores da cidade. Esta é mais uma ação de combate à fome que implementamos no município", garantiu a secretária.
O Restaurante Popular de Vitória funciona diariamente, incluindo finais de semana e feriados, com atendimento das 11 às 14 horas e, das 18 às 20 horas. São ofertadas 2.100 refeições de segunda a sexta-feira e 670 aos sábados e domingos.
Para garantir que os munícipes façam suas escolhas, o cardápio é disponibilizado na véspera. A programação é afixada na entrada do Restaurante e disponibilizada também nas redes sociais da Prefeitura de Vitória. É mais uma forma de assegurar aos cidadãos o direito de planejar suas refeições, realizar escolhas alimentares adequadas às suas necessidades e contribuir para a redução do desperdício de alimentos.