Memória Viva resgata cultura popular e história da cidade
Confira as produções da Coleção Memória Viva, editada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
As Paneleiras de Goiabeiras
Analisa e descreve a organização social das paneleiras de Goiabeiras e a fabricação das famosas panelas de barro de Vitória, nas quais são feitos e servidos os dois principais pratos da culinária capixaba: a moqueca e a torta capixaba. Com fotos de Edson Chagas, a publicação tem pesquisa e texto feitos por Celso Perota, Jaime Doxsey e Roberto Beling.
Catraieiros da Baía de Vitória
Registra a atividade dos catraieiros, trabalhadores que atuam no transporte entre a capital e a cidade de Vila Velha, fazendo, em pequenos botes, a travessia na Baía de Vitória.
A pesquisa e o texto são de Luiz Guilherme Santos Neves e Renato Pacheco; as fotos, de Humberto Capai. É o primeiro livro da coleção.
Desfiadeiras de Siri da Ilha das Caieiras
Descreve a vida, as origens e a atividade profissional das desfiadeiras de siri. Na Ilha das Caieiras, uma centena de mulheres se dedica à atividade, que envolve ainda pescadores e donos de restaurantes e peixarias.
Luiz Guilherme Santos Neves e Renato Pacheco trabalharam na pesquisa e no texto, ficando a produção das fotos a cargo de Alexandre Krusemark.
Festa de São Pedro na Praia do Suá
Resgata a memória da Festa de São Pedro na Praia do Suá, bairro da cidade de Vitória que agrupa um grande número de pescadores entre seus habitantes. A Festa de São Pedro, com sua procissão marítima, é uma das mais antigas da cidade de Vitória.
O texto e a pesquisa são de Luiz Guilherme Santos e Renato Pacheco; a entrevista, de Léa Brígida de Alvarenga Rosa; e as fotos, de Edson Chagas e Victor Nogueira.
Os Bondes de Vitória
Trata de um elemento constante na memória dos moradores de Vitória. O texto é de Luiz Guilherme Santos Neves e a pesquisa, de Renato Pacheco.
Para ilustrar a produção, os dois professores buscaram fotos que fazem parte do arquivo de Nilton Pimenta, fotógrafo capixaba. É também em sua memória que se baseia o livro.
Os Lambe-lambes do Parque Moscoso
Narra a história de quem, há décadas, fotografa o cotidiano do Parque Moscoso, do qual fazem parte namorados e trabalhadores. O texto é de Adilson Vilaça, e as fotos de Leonardo Bicalho.
Procissão de São Benedito em Vitória
Fala sobre a devoção a São Benedito na capital. O ardor dos devotos já provocou até um cisma entre os fiéis, divididos em peroás e caramurus, no início do século XIX. O livro retrata a romaria vespertina pelas ruas ao centro da cidade, em louvor a São Benedito, cuja devoção no Brasil data do século XVIII.
Luiz Guilherme Santos Neves se dedicou à pesquisa e ao texto; Léa Brígida de Alvarenga Rosa, à pesquisa oral. Complementam a publicação o trabalho fotográfico de Alexandre Krusemark.
Última atualização pela SEMC em 31/07/2024, às 15h34