Publicada em 09/11/2017, às 14h31 | Atualizada em 09/11/2017, às 18h34
Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Fábrica.Lab agita a cena cultural e criativa de Vitória com shows e atrações


Até este sábado (11), a Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, recebe o Fábrica.Lab 2017. O festival tem grande programação de artes integradas e atrações multilinguagem da cena contemporânea do Brasil e do Espírito Santo. Artistas de diversos gêneros e linguagens promovem encontros e trocas de experiências entre si e com o público por meio de shows, conferências, entrevistas e oficinas diversas.
Nesta quinta (9), são variadas as atrações. Os workshops "Criação de Projetos de Impacto", às 17 horas, e "Novos modelos de negócio", às 18 horas, integram a programação.
O público ainda poderá participar de oficina de dança e improvisação, às 17 horas, e do cineclube Chico Anísio, com o filme "Se Você Contar", às 20 horas.
Entre as atrações musicais, o DJ Comanche Bota-Som e e Jazz Band Vale Música vão agitar os presentes, a partir das 20 horas.
"São projetos como esses que reforçam o crescimento do sistema de inovação e economia criativa de Vitória, que pode se transformar em referência nacional para jovens de outros estados conhecerem o que está sendo produzido aqui. A programação do Fábrica.Lab está rica para todos os públicos, e as pessoas estão lotando o espaço", disse o gestor da Fábrica de Ideias, Marcílio Riegert.
Workshop
O workshop Moraes Moreira, com Lorena Calábria, é uma outra atração nesta quinta (9). Moraes Moreira é um dos maiores compositores que a música brasileira já produziu. Da pequena cidade de Ituaçu para o mundo, o baiano é o convidado deste ano do módulo de "Entrevistas-show", onde um grande nome da nossa música canta, toca e conversa sobre suas composições, sua história, o que neste caso, se confunde com a própria trajetória do país nos últimos anos.
Os Novos Baianos, grupo musical que Moraes fundou, é a expressão da contracultura brasileira, tendo produzido nos anos 70, "Acabou Chorare", o melhor disco da história da música brasileira, segundo lista da revista Rolling Stone. A história do grupo mistura João Gilberto, ditadura militar, psicodelia e um sítio, onde todos os integrantes moravam e compunham juntos compartilhando um ideal de comunidade. No final do ano passado, Moraes, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Luis Galvão e Paulinho Boca de Cantor, anunciaram um retorno e tem rodado o país numa turnê apoteótica.
Essas e muitas outras histórias da carreira de Moraes serão conduzidas pela jornalista Lorena Calábria. Lorena é um ícone do jornalismo cultural e televisivo brasileiro, com 30 anos de carreira e passagens por diversos veículos e canais de TV.
Toc Toc
Trata-se de uma feira criativa com o que há de mais pulsante na produção de moda, arte e design. São 23 expositores e quatro ativações selecionadas a partir de chamada pública com mais de 100 marcas inscritas.
Matéria relacionada
Fábrica Talk vai debater integração do Parque Tecnológico à Fábrica de Ideias

