Publicada em 21/11/2018, às 15h10
Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi
Escola da Vida: ex-moradores de rua fazem cursos de barbearia e confeitaria


A Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) da Escola da Vida está promovendo dois cursos para pessoas em situação de rua assistidas pelo equipamento, em São Pedro: barbearia e confeitaria. A formação acaba em dezembro, época propícia para os alunos conseguirem uma vaga no mercado de trabalho.
São oito pessoas em situação de rua fazendo o curso de barbearia e 12 estudando confeitaria. Segundo o gerente da Escola da Vida, Luiz Melo, a participação dos assistidos na formação tem superado a previsão inicial.
"Eles têm gostado muito e sinalizado positivamente, principalmente pela perspectiva de trabalho futuro e de terem uma profissão", explicou.
Motivação
O gerente contou ainda que esses alunos acabam servindo de exemplo e motivação para que outros participem também dos cursos. "As pessoas que participam das oficinas viram uma referência para aquelas que ainda estão em situação de rua, um exemplo de superação e de que é possível mudar de vida".
Parceria
A Escola da Vida também tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) para oferecer oficinas para famílias atendidas pelo Projeto Moradias Alternativas (PMA).
Na última terça-feira (20), as famílias participaram de oficina de autoconhecimento, que oferece um debate subjetivo sobre superação e perspectiva de vida. "A ideia é construir um projeto para que essas pessoas tenham um propósito de vida", explicou Luiz.