Publicada em 20/08/2010, às 17h11 | Atualizada em 23/08/2010, às 12h21

Por Danielly Campos, com edição de Deyvison Longui

Série especial de aniversário vai mostrar faces da nova Ponte da Passagem


Elizabeth Nader
Ponte da passagem
A nova Ponte da Passagem, que completa um ano neste domingo (29), melhorou a mobilidade na parte Norte da ilha

O aniversário de um ano da Ponte da Passagem será comemorado ao longo desta semana com uma série de matérias que vão mostrar as diversas faces do monumento, que além de ser o mais novo grande equipamento público de destaque na cidade também melhorou a mobilidade na parte Norte da ilha.

As equipes das secretarias municipais de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e de Comunicação (Secom) se dedicaram no levantamento de informações, vídeos e na produção de um ensaio fotográfico especial, nas duas últimas semanas, para comemorar a inauguração desse marco, que simboliza o crescimento e a modernidade de Vitória.

O resultado poderá ser conferido a partir desta semana. No domingo (29), dia do aniversário de um ano da nova Ponte da Passagem, a série está disponível em sua versão completa no site da Prefeitura de Vitória.

Veja galeria de fotos da construção da nova ponte

Nova Ponte da Passagem - Construção

Uma nova ligação

O crescimento de Vitória, em diversos momentos da história da capital, se reflete na construção de suas pontes, verdadeiras ligações de comunicação com o continente. No período colonial, foi construída a primeira delas: a "pinguela da passagem", onde hoje fica a atual ponte, somente para pedestres. Feita de peões de madeira e sustentada por cavaletes, a pinguela foi muito utilizada para se deslocar para a cidade da Serra até o início do século 20.

Em 1927, a pinguela já estava em péssimo estado. O prefeito da cidade, Aristeu Borges de Aguiar, contratou a firma Christian & Nielsen para construir a primeira Ponte da Passagem, cujo nome oficial era Armando Soares de Aguiar.

Ela foi inaugurada, em 1930, pelo governador do Espírito Santo, Florentino Avidos. A obra foi custeada pelo Estado (200.000$00 - Réis). A ponte era feita de cimento armado em cima de apoio de pedra nas cabeceiras (enrocamento). Ela tinha um vão de 34 metros, sendo seis de largura útil com treliças (armação) curvas.

Com uma faixa por sentido, finalmente foi possível se deslocar de carro para a parte continental de Vitória. Em 1969, um acidente com uma embarcação guindaste que foi trazida para as obras no Porto de Tubarão abalaram a estrutura da ponte. Ela estava com risco de desabamento.

Arquivo PMV
Ponte da passagem de madeira em construção
O governador da cidade Aristeu Borges construiu a primeira Ponte da Passagem, feita de cimento armado em cima de apoio de pedra nas cabeceira

A reforma, que começou em 1972, só foi concluída no ano seguinte, durante a administração de Chrisogono Teixeira da Cruz. A ponte perdeu as treliças, mas ganhou mais uma faixa por sentido. Nesta época, também foi construída a Ponte de Camburi.

A Ponte da Passagem se manteve com essas características até os dias atuais. Com o crescimento da cidade e desenvolvimento dos municípios da Grande Vitória, ela chegou a sua capacidade máxima. Diante da ampliação da Avenida Fernando Ferrari, a solução encontrada para melhorar a mobilidade foi a construção de uma ponte moderna, que começou a ser construída em 2008.

Com a inauguração desse equipamento público, no dia 29 de agosto de 2010, a antiga ponte retornou suas características do início do século, sendo destinado ao trânsito de pedestres e ciclistas. Assim que for concluída a Passarela da Passagem, a antiga ponte será demolida.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)