Publicada em 21/09/2016, às 17h16
Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Maxuel Rodrigues
Alunos fazem exposição sobre artista russo Wassily Kandinsky


"Bola não, círculo!". O projeto "Fazendo arte com Wassily Kandinsky" ganhou esse subtítulo graças à fala de Manuela Ribeiro, de quatro anos e aluna do grupo 4 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Laurentina Mendonça Corrêa, em Consolação.
A professora perguntou aos alunos se na imagem havia uma "bola" e ela logo corrigiu: "Bola não, círculo". As artes feitas pelos próprios alunos do Cmei começaram a ser exibidas nesta semana e ficam expostas até o dia 30 de setembro.
O projeto, que é trabalhado com os alunos dos grupos 3 a 6 do turno matutino e vespertino desde março, teve início a partir da necessidade de mostrar a arte como forma de conhecimento e trabalhar os conteúdos básicos das artes visuais, o ponto, a linha, a cor, a forma e a textura em composições lúdicas. Por meio da exploração de materiais e meios da visualização e leitura de imagens, as crianças puderam criar suas próprias produções.
O objetivo principal foi conhecer e identificar as figuras geométricas básicas, como quadrado, retângulo, circulo, triângulo e losango, em imagens, objetos do cotidiano das crianças e nas obras do artista Wassily Kandinsky. Durante o projeto, os alunos puderam aprender mais sobre o artista, além de construir e pintar suas próprias artes.
Wassily Kandinsky foi um artista plástico russo, professor da Bauhaus e considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939.