Publicada em 09/11/2015, às 09h54
Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi
Campo de grama sintética em Resistência é inaugurado


A manhã do último domingo (8) foi um dia especial para os moradores da Grande São Pedro. Houve a inauguração do campo de futebol Oswaldo Moreira de Souza, situado no bairro Resistência, uma reivindicação dos moradores há mais de 20 anos.
Em 2015, a Prefeitura de Vitória investiu R$ 953 mil para reformar o antigo campo de terra e buracos. O local ganhou grama sintética, alambrados, vestiários, obras de drenagem e iluminação especial, numa área de 52 metros de largura e 90 de comprimento.
Desde cedo, o movimento no campo começou com o jogo entre os alunos da escolinha de esportes da Prefeitura de Vitória. A partida entre Itararé e Boca Júnior reuniu os adolescentes de 10 a 14 anos e ficou empatada, tendo de ser decidida nos pênaltis. Para o jogador Caio da Silva Borges, de 11 anos, que está há um ano na escolinha, o campo foi aprovado. "Agora está bom para jogar, antes o campo era cheio de buraco", disse.
Benefício
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, destacou a importância da entrega desse espaço. "A instalação desse campo para a prática de atividade física passou por várias dificuldades. Mesmo em situação financeira difícil, o município conseguiu reunir recursos e atender a uma antiga reivindicação dos moradores. A gestão realizou uma obra que vai beneficiar muita gente, desde crianças a idosos", ressaltou.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, descerrou a placa inaugural do campo ao lado da comunidade. Ele convidou a viúva do líder comunitário (Hilda) que dá nome ao equipamento para ouvir seu discurso cheio de emoção. "Este é um dos dias mais felizes da nossa gestão, e a comunidade precisava desse campo", disse.
Ele lembrou que, há 30 anos, foi instalada ali perto a usina de lixo, transformada pela Prefeitura na sede da Secretaria Municipal de Serviços (Semse), que funciona ao lado e faz o transbordo do lixo da cidade.


Prática
O prefeito ressaltou também que essa obra pode ser usada 24 horas por dia e que a prática de exercícios está só aumentando em Vitória. "Mais de duas mil pessoas já estão ocupando praças e parques de Vitória para se exercitar fisicamente. A capital está com cara de cidade saudável em diversos locais públicos, onde as pessoas vão para fazer ginástica ou conviver entre si", disse.
Para o presidente do Movimento Comunitário de Resistência, João Batista Venâncio da Silva, o campo de futebol de grama sintética está entre os melhores de Vitória. “Esse campo é usado pelos moradores há muitos anos, era só de barro. Com a grama sintética, vai durar muito. Era uma antiga demanda da população e passou por vários obstáculos para virar essa realidade de hoje”, contou ele.
Master
Ao final da solenidade, teve também jogo da seleção master “Entre Amigos”, que contou a participação especial do prefeito Luciano Rezende, do secretário de Esportes, Wallace Valente, e seu pai, Carlos Alberto Valente, que ajudou o filho a apitar o jogo.

