Publicada em 21/09/2009, às 19h00 | Atualizada em 22/09/2009, às 18h17
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Rafael da Silva Paes Henriques
Conversa com o artista: alunos recebem o escritor Aldo José Barroca

Um convite ao mundo mágico da literatura. O projeto Viagem pela Literatura - Viver o livro ao vivo e em cores, da Biblioteca Adelpho Poli Monjardim, programou uma série de atividades em escolas da rede municipal nesta e na próxima semana, todas com entrada franca.
Nesta quarta-feira (23), às 19h, na Emef Aristóbulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira, será realizado um encontro com o escritor Aldo José Barroca. Nascido em Vitória, o artista apenas recentemente começou a divulgar sua obra, embora desde criança se dedique à escrita.
Em 2003, publicou seu primeiro livro de poesias, Amor, Amores. Aldo participou ainda de três edições da Coletâneas de Poetas do Espírito Santo. O autor escreve sobre diversos temas na Seção de Cartas de A Tribuna e A Gazeta; participa do Sarau Poético O Quinze; integra o Clube dos Leitores Missivistas Crônicos (Clemicro); é membro da Academia de Letras dos Leitores Missivistas Crônicos (Alemicro) e escreve para o Jornal de Cartas, do Clemicro. Este ano, publicou o livro de poesia Ah! As mulheres, com apoio da Lei Rubem Braga.
Na quinta-feira (24), a Emef Amilton Monteiro da Silva, em Mario Cypreste, recebe a encenação de A cigarra e a formiga, a partir das 15 horas. A peça conta a famosa fábula de Jean La Fontaine, na qual a formiga só pensava em trabalhar, enquanto a cigarra passava o verão todo cantarolando.
No sábado (26), também às 15 horas, na Emef Vercenílio Paschoal, no Bairro Joana D'arc, o grupo JC Produções encena a peça Aladim, baseada no clássico da literatura infantil.
O auditório da Escola de Teatro e Dança Fafi, na última quarta-feira do mês (30), às 10h e às 15 horas, será palco da peça Para sempre Rapunzel. A história começa numa pequena aldeia, onde um casal aguarda ansioso a chegada do primeiro filho. A esposa sente enorme desejo de comer verduras que estão na horta de um bruxo. O marido vai em busca das hortaliças e é surpreendido pelo vilão. Em troca da vida da mulher e da criança, o homem faz um pacto com o bruxo de entregar a criança a seus cuidados quando ela nascer.
O tempo se passa com a menina crescendo dentro da torre, tendo como amigos os livros e uma ratinha que lhe serve de ama. Aos 15 anos, ela se sente insatisfeita e conhece um jovem príncipe com que começa a se relacionar. Os dois se apaixonam e passam a se encontrar às escondidas. O bruxo descobre a traição e deixa o jovem cego. Apenas as lágrimas de Rapunzel poderão salvá-lo.