Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Economia criativa é destaque na Fábrica.Lab Infinitas a partir desta terça

Publicada em | Atualizada em

Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Organizadoras e participantes da Fábrica Lab
Equipe trabalha na organização da Fábrica.Lab Infinitas, que acontece entre os dias 18 e 29, na Fábrica de Ideias
Elizabeth Nader
Kamilla Albani e Raisa Carlos de Andrade organizam a Fábrica Lab
Kamilla Albani e Raisa Andrade são as curadoras do evento. "Será um espaço para a economia criativa", ressaltou Kamilla

O estímulo à economia criativa vai ser uma das marcas da Fábrica.Lab Infinitas, evento que a Prefeitura de Vitória e o Instituto Sincades apresentam entre esta terça-feira (18) e o próximo dia 29, na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara. A abertura do evento, que tem entrada franca, será às 20 horas do dia 18, com os shows do cantor Silva, DJ André Paste, The Muddy Brothers e Karina Buhr (PE).

Durante 10 dias, o local vai concentrar diversos shows, lançamentos de livros, debates e inúmeras atividades. Uma delas é a Feira Toc Toc, organizada pela segunda vez para divulgar a produção de jovens empreendedores de Vitória com propostas inovadoras nos campos da moda, arte e design. Cerca de 75% deles já têm CNPJ e a maioria faz vendas pela internet.

A Feira Toc Toc será dividida em duas etapas, com artistas e marcas diferentes. Houve um período de inscrições em que 32 interessados mostraram seus trabalhos e 16 expositores foram selecionados. As curadoras da Feira, Kamilla Albani, 28 anos, e Raisa Andrade, 26, atuam juntas levando o conceito do evento, baseado na estratégia de reunir um grupo que apresente algo novo e inspirador. "Não é uma feira de artesanato, e sim um espaço para a economia criativa, em que artistas e criadores estão voltados para os seus negócios e dos outros também", disse Kamilla.

Veja a programação

Abertura

Elizabeth Nader
Talita Siqueira participa na Fábrica Lab
Talita Siqueira fará a distribuição de arranjos florais para os cabelos das mulheres
Elizabeth Nader
Roberta Calazans participa na Fábrica Lab
Roberta Calazans tem uma loja online, onde ela vende pôsteres e decoração

Na noite de abertura, nesta terça-feira (18), o público será surpreendido por uma ação Toc Toc, com a presença de Talita Siqueira, que levará a atração da Carpelo Design Floral e fará a distribuição de arranjos florais para os cabelos das mulheres, como coroas de flores, presilhas e outros adereços.

Ela é bióloga e ama as flores. Há três meses, ela e o marido, que é publicitário) realizam vendas por meio de uma página nas redes sociais com o nome da empresa. "Meu objetivo é popularizar o consumo de flores, estimulo o consumo com preços acessíveis e faço as entregas pessoalmente", disse Talita. Os preços são variados e vão de R$ 15 a R$ 130, conforme o plano de assinatura. Além disso, uma performance do DJ André Paste (ES) vai animar o público.

No decorrer das semanas, outras três ações de beleza vão acontecer durante a feira. Na quinta-feira (20), a partir de 17 horas, será a vez de Thais Apolinário, da Vanguarda Cabelo & Barba. "Para quem se reinventa, tem mercado de trabalho", comentou a curadora Raisa Andrade, acrescentando que não é só o comércio em si, mas o olhar afetuoso para o que se faz, sem pensar na concorrência.

Marcas

Nos dias 19, 20 e 21, a feira vai contar com as marcas Flor de Maria, Bedford Avenue, Macunaímas, Posterama, a gravadora Laja Records, a fotógrafa Carol Vargas e as artistas Mariana Reis e Maíra Amaral. Já nos dias 22, 25, 26 e 27, será a vez de Sim Sr, Outrage, Pretinha, Tilelê, Lili Sanches, MeGusta (foto), Na Casa da Joana e do coletivo Foi à Feira.

Outra expositora que tem a internet como aliada é Roberta Calazans, 32 anos. Com uma loja online, ela vende pôsteres e decoração (pratos, almofadas, paper e molduras). Pela segunda vez, ela participa da Feira Toc Toc e garante que levará produtos com descontos especiais.

O sucesso de compras pela internet tem marcado também a trajetória da publicitária Luiza Maciel, 24 anos. Ela inovou com a criação de produtos que giram em torno dos monstrinhos Toy Arte, atingindo um público diversificado entre crianças, adolescentes e adultos. "Os bichinhos são cheios de personalidade e cada um vai com uma tag contando a história dele", comentou. "Na verdade, eles são meio esquisitos, fora dos padrões. Com isso, passo a mensagem de que na vida é preciso se aceitar e que o autoconhecimento é importante para a gente ser mais feliz", destacou.

Elizabeth Nader
Luiza Maciel participa na Fábrica Lab
Luiza Maciel inovou com a criação de produtos que giram em torno dos monstrinhos
André Sobral
Fábrica de Ideias
Shows e atividades vão tomar conta da Fábrica de Ideias