Publicada em 12/04/2022, às 14h10 | Atualizada em 12/04/2022, às 14h23
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Estudantes acompanham desenvolvimento de borboletas em sequência didática


Antes de colorirem os jardins, as borboletas, para nascer, passam por uma transformação completa. A metamorfose é um processo que ocorre no corpo dos animais que possuem desenvolvimento indireto. Durante esse processo, um ser vivo sofre modificações que levam a sua forma adulta definitiva. Entre os grupos que se destacam pela presença de metamorfose, estão os anfíbios e alguns insetos, como as borboletas.
A turma do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Zilda Andrade, no Bonfim, pôde acompanhar de perto as etapas de transformação da borboleta. A turma da professora Rosiane dos Santos desenvolveu uma sequência didática para trabalhar em Ciências da Natureza.
"Com as atividades que desenvolvemos, os objetivos eram entender como funciona o ciclo de vida da borboleta, reconhecer a importância desses insetos alados para o ecossistema, além de entender o que é a metamorfose", contou a professora.
Tudo isso trabalhando ainda "As borboletas", poema clássico de Vinicius de Moraes.
Observação e transformação
A sequência didática com os estudantes começou com um desenho infantil sobre a metamorfose das borboletas. Depois, a professora Rosiane conversou sobre o que a turma entendeu sobre o vídeo. A partir daí, teve início a etapa em que os estudantes ficaram mais empolgados: em alguns potes, divididos em grupos, estavam lagartas.
A tarefa dos estudantes foi alimentar as lagartas com folhas de couve e observar as mudanças ocorridas com os insetos até elas se transformarem nas chamadas crisálidas (ou pupas), que é a fase em que os insetos ficam dentro dos casulos que as lagartas constroem ao redor de seus corpos. É ali dentro que o corpo antes em forma de larva ganha outros contornos, cores e asas.
A maturação das crisálidas varia de acordo com a espécie até que a borboleta esteja pronta para romper o casulo e abrir as asas. Para continuar o ciclo, são as borboletas adultas as responsáveis pela reprodução da espécie. Elas botam ovos em folhas, que eclodem em lagartas, que se transformam em crisálidas e, finalmente, se formam borboletas, recomeçando o ciclo sucessivamente.
Leitura
Enquanto esperava pelas crisálidas se romperem e revelarem as borboletas, a turma se engajou na leitura do livro "A lagarta comilona", escrito por Sheridan Cain, e a desenvolver atividades sobre o tema.
"A receptividade das crianças tem sido excelente, porque utilizamos a ludicidade e a criatividade como estratégia de ensino para um melhor aprendizado. Trabalhar com a experiência é notório que traz uma aprendizagem significativa e que de fato faz sentido para a criança, ela aprende melhor, se engaja nas produções, contribui com ideias e opiniões e isso é imprescindível que aconteça, afinal nosso estudante é o protagonista no processo de aprendizagem", ressaltou a professora Rosiane.

