Publicada em 04/03/2022, às 14h20 | Atualizada em 04/03/2022, às 14h24
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Estudantes da Emef Heloísa Abreu são premiados na Maratona Cactus de Matemática
Dez estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloisa Abreu Judice de Mattos, que fica em Inhanguetá, conquistaram a medalha de bronze na Maratona Cactus de Matemática.
Do 6º e 7º anos, os estudantes premiados Brenda da Silva Rocha, Paulo Victor Muller Dias, Luara Conceição Ferreira, Rebeca Rodrigues Alves de Souza e Maria Eduarda Borges Rodrigues. Já nas turmas do 8º e 9º ano, as participantes premiadas foram Clara Morena Rosa da Silva, Quezia de Sá Silva, Nayara Pinheiro de Oliveira, Perola da Vitória Patrício Nunes e Julia lima dos Santos.
A professora responsável por orientar os estudantes foi Carolina Mota, por meio de um projeto realizado no contraturno escolar. "Os resultados foram excelentes! Além da premiação, os estudantes tiveram um aumento no desempenho escolar na disciplina de matemática. A entrega das medalhas foi feita na escola", contou.
Os estudantes da Emef Heloisa Abreu concorreram outros 60 mil estudantes inscritos na Maratona Cactus 2021, de 310 escolas públicas, alcançando 16 estados brasileiros.
A maratona
A Maratona Cactus de Matemática propõe aos estudantes do Ensino Fundamental uma oportunidade para desenvolver suas habilidades nessa disciplina. A partir de desafios instigantes, o intuito é mostrar que os estudantes podem ser os protagonistas da sua própria história, enfrentando os obstáculos e alcançando os seus objetivos.
A competição é aberta, exclusivamente, aos estudantes de escolas públicas, pertencentes ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). A participação na maratona se dá através de equipes, compostas por três a cinco estudantes, juntamente com um professor responsável.
Atividades
A jornada de aprendizado é dividida em três fases, sendo cada etapa constituída por um desafio, cujo tema está relacionado com material de apoio apresentado.
Na 1ª Fase, as equipes competem entre si, na escola. O professor colaborador é responsável pelo processo de correção das resoluções e por submeter na plataforma as equipes classificadas para a próxima etapa. Uma equipe em cada nível é selecionada para representar a instituição no desafio seguinte.
Na 2ª Fase, as escolas competem entre si. Os resultados são disponibilizados pela Maratona Cactus e somente 15% das equipes participantes, em cada nível, são classificadas para a fase final.
É na 3ª Fase que as premiações atribuídas para cada equipe são definidas. A partir da pontuação obtida no último desafio, serão entregues 3 medalhas de ouro, 5 medalhas de prata e 7 medalhas de bronze, por nível, para as equipes mais bem colocadas na competição. Os demais grupos serão premiados com menções honrosas.