Publicada em 15/10/2021, às 15h37

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luís Oliveira

Estudantes da Emef Mauro Braga escrevem livro coletivo em homenagem a Vitória


Divulgação Seme
Cidadania Ilustrada
Divulgação Seme
Cidadania Ilustrada
Os estudantes da turma do 1º ano vespertino da Emef Mauro Braga estão escrevendo um livro artesanal e coletivo intitulado “Cidadania Ilustrada.

Em homenagem aos 470 anos de Vitória, os estudantes da turma do 1º ano vespertino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga, em Santa Tereza, estão escrevendo juntos um livro artesanal e coletivo intitulado “Cidadania Ilustrada''. A obra contará com ilustrações de pontos turísticos da capital e as percepções dos pequenos sobre a cidade.

Os trabalhos são conduzidos pela professora Joyce Alves. Para iniciar o projeto, ela apresentou aos estudantes o Hino Oficial de Vitória. A canção foi feita na década de 1980 pelos músicos Carlos Cruz, Almeida Rego e Maestro Carioca, respectivamente autores da música, da letra e do arranjo. Cada estrofe foi explicada detalhadamente, para facilitar o entendimento dos estudantes.

A Vitória das vitórias
A terra feliz onde eu nasci,
Tem no Penedo bravura
E doçura em Camburi”, diz um trecho da letra.

Em seguida, foram apresentados os pontos turísticos da capital, a história de cada um deles e sua importância para o turismo e a identidade de nossa capital. Assim, a professora propôs aos estudantes que fizessem ilustrações destacando o que mais gostaram no hino e também qual seu ponto turístico favorito.

As obras dos pequenos artistas estão sendo reunidas e a previsão é de que o livro coletivo seja exposto na unidade de ensino para as demais turmas na última semana de outubro.

Protagonismo

Dentre os objetivos da atividade, estão: fortalecimento do vínculo das crianças com o município, estímulo da criatividade e despertar da autocrítica. Segundo a professora Joyce Alves, além desses benefícios, as atividades do projeto também promovem o protagonismo das crianças.

“O estudante ocupa o lugar de protagonista, ao produzir cultura e não apenas consumir, além de desenvolver uma visão autocrítica de suas produções, buscando a excelência. Apesar de ainda estarem nos processos iniciais de alfabetização, perceberam que é possível para eles revelar suas impressões do mundo.”, destacou.

Os muitos sorrisos percebidos entre os estudantes após concluírem a primeira parte do projeto indicaram que a escrita coletiva do livro será um sucesso.

“Ao término dessa atividade, pude perceber que os estudantes demonstravam muito orgulho da própria produção, ao ver o cartaz com algumas das ilustrações prontas”, disse a professora.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)