Publicada em 08/02/2022, às 17h20 | Atualizada em 08/02/2022, às 17h23

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Luís Oliveira

Famílias presentes no acolhimento das crianças matriculadas na Educação Infantil


Foto Divulgação
Acolhida Cmei PCB
Acolhida no Cmei Cida Barreto, em Jardim da Penha (ampliar)
Foto Divulgação
Acolhida Cmei PCB
Acolhida no Cmei Cida Barreto, em Jardim da Penha (ampliar)

Com o início do ano letivo, mais de 15 mil crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) de Vitória participam, nos primeiros dias, da fase de acolhimento, com horário reduzido e presença de um familiar ou responsável nesse período. A ação é fundamental para propiciar uma adaptação leve e prazerosa que prepara as crianças para o restante do ano.

Nem todas as mamães, papais ou responsáveis ficam dentro da sala de aula, depende da dinâmica desenvolvida pela unidade de ensino. A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) orientou todas as unidades a realizar o acolhimento cuidadoso e sensível para todas as crianças, possibilitando a presença de um familiar ou pessoa de referência, de acordo com a disponibilidade, durante esse processo de adaptação.

No Cmei Professora Cida Barreto, em Pontal de Camburi, a recepção dos pequenos teve teatro, música e muita animação. Além disso, os professores de cada turma propuseram brincadeiras dinâmicas para dar início às primeiras interações entre crianças, familiares ou responsáveis e profissionais da escola.

"As famílias sempre são nossas parceiras nesse processo. Para estreitar o vínculo com nossa comunidade realizamos, no último dia 04, uma reunião de pais e a participação foi muito significativa. Nesses primeiros dias, eles participam com todas as informações que foram dadas previamente, e isso possibilita momentos de muitas trocas e alegria", destacou a diretora do Cmei, Keila Madeira.

Importante ressaltar que as crianças de 6 meses a 2 anos, conforme recomendação da Associação Brasileira de Pediatria, não usam máscara. A partir dos 3 anos, o uso é obrigatório. Para estar na escola, a mãe, o pai ou o responsável pela criança deve usar a máscara de proteção individual.

Primeiros passos

No Cmei Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras, a equipe escolar também atuou em conjunto para permitir um retorno alegre e seguro para os pequenos. Wagner da Vitória, pai da pequena Ana Elisa, de 2 anos, relatou como foi o primeiro dia da filha no Cmei.

"É a primeira vez. Ela não brincava com ninguém, só comigo. Agora que veio ela pra escola, pela primeira vez. Mas foi tudo tranquilo com esse momento da acolhida. É importante ela estar aqui na escola", contou.

Por lá, o pai ficou numa área de espera até ser chamado até a sala de aula, depois, com a filha já tranquila com a professora e a turma, Wagner deixou a unidade de ensino mais confiante.

Edimar Miranda, professora do grupo 2 do Cmei Jacyntha, falou sobre a importância dessa recepção inicial para os pequenos e também para as famílias.

"A recepção é mais para as mães e os pais, porque eles ficam inseguros. Deixar que os familiares venham à sala de aula é uma forma de reduzir isso. É muito prazeroso ver as crianças brincando, as mães e os pais ficam tranquilos. Nosso trabalho é muito com as famílias, recebendo com muita alegria, muita segurança e muita acolhida nesse momento tão importante, que é a chegada da criança à escola", explicou.

Foto Divulgação
Acolhida Cmei Rubem Braga
Acolhida no Cmei Rubem Braga, em Monte Belo (ampliar)
Brunella França
Acolhida Cmei JFSS
Acolhida no Cmei Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras (ampliar)

Integração

Contação de histórias, roda de conversas e muita música. Assim foi os pequenos dos grupos 1, 2 e 3 matriculados no Cmei Rubem Braga, em Monte Belo, estão sendo recebidos no período de adaptação. Além disso, os familiares ou responsáveis das crianças têm participado de toda a rotina das crianças dentro da escola, desde as brincadeiras no pátio até a hora da alimentação.

Para os maiores dos grupos 4, 5 e 6, os professores têm proporcionado momentos lúdicos, como a contação de histórias e brincadeiras dinâmicas, para favorecer a integração da família com a escola.

A diretora da unidade de ensino, Ludmyla Nascimento, falou no que os familiares podem ajudar neste momento.

"Os familiares são fundamentais nesse início da vida escolar, a forma que eles mais podem ajudar é transmitindo confiança para a criança, explicando que elas estão indo para um lugar acolhedor, em que terão interações com outras crianças e que será um espaço onde terão muitas experiências felizes", explicou.

Horário especial

Nas primeiras semanas, o horário das crianças da Educação Infantil é diferente para o período de acolhimento e adaptação dos pequenos, especialmente para os grupos 1, 2 e 3, com os bebês a partir de 6 meses.

Veja como será a adaptação na Educação Infantil

  • De 7 a 11 de fevereiro - para os grupos 1, 2, 3, 4, 5 e 6

Matutino: das 7h às 10 horas

Vespertino: das 13h às 16 horas

  • De 14 a 18 de fevereiro - para os grupos 1, 2 e 3

Matutino: das 7h às 10 horas

Vespertino: das 13h às 16 horas

  • De 14 a 18 de fevereiro - para os grupos 4, 5 e 6

Matutino: das 7h às 12 horas

Vespertino: das 13h às 18 horas

  • A partir de 21 de fevereiro - grupos 1, 2 e 3

A partir do dia 21 de fevereiro, os grupos 1, 2 e 3 já passam a frequentar o Cmei no horário cheio, que é das 7h às 12h no turno matutino e das 13h às 18h no vespertino.

Já no tempo integral, os horários para adaptação à rotina escolar são diferentes.

  • De 7 a 11 de fevereiro: das 7h às 10 horas.
  • De 14 a 18 de fevereiro: das 7h às 14 horas.
  • A partir de 21 de fevereiro: das 7h às 16 horas.
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Acolhida Cmei PCB
Brunella França
Acolhida Cmei JFSS
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