Publicada em 08/02/2022, às 17h20 | Atualizada em 08/02/2022, às 17h23
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Luís Oliveira
Famílias presentes no acolhimento das crianças matriculadas na Educação Infantil
Com o início do ano letivo, mais de 15 mil crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) de Vitória participam, nos primeiros dias, da fase de acolhimento, com horário reduzido e presença de um familiar ou responsável nesse período. A ação é fundamental para propiciar uma adaptação leve e prazerosa que prepara as crianças para o restante do ano.
Nem todas as mamães, papais ou responsáveis ficam dentro da sala de aula, depende da dinâmica desenvolvida pela unidade de ensino. A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) orientou todas as unidades a realizar o acolhimento cuidadoso e sensível para todas as crianças, possibilitando a presença de um familiar ou pessoa de referência, de acordo com a disponibilidade, durante esse processo de adaptação.
No Cmei Professora Cida Barreto, em Pontal de Camburi, a recepção dos pequenos teve teatro, música e muita animação. Além disso, os professores de cada turma propuseram brincadeiras dinâmicas para dar início às primeiras interações entre crianças, familiares ou responsáveis e profissionais da escola.
"As famílias sempre são nossas parceiras nesse processo. Para estreitar o vínculo com nossa comunidade realizamos, no último dia 04, uma reunião de pais e a participação foi muito significativa. Nesses primeiros dias, eles participam com todas as informações que foram dadas previamente, e isso possibilita momentos de muitas trocas e alegria", destacou a diretora do Cmei, Keila Madeira.
Importante ressaltar que as crianças de 6 meses a 2 anos, conforme recomendação da Associação Brasileira de Pediatria, não usam máscara. A partir dos 3 anos, o uso é obrigatório. Para estar na escola, a mãe, o pai ou o responsável pela criança deve usar a máscara de proteção individual.
Primeiros passos
No Cmei Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras, a equipe escolar também atuou em conjunto para permitir um retorno alegre e seguro para os pequenos. Wagner da Vitória, pai da pequena Ana Elisa, de 2 anos, relatou como foi o primeiro dia da filha no Cmei.
"É a primeira vez. Ela não brincava com ninguém, só comigo. Agora que veio ela pra escola, pela primeira vez. Mas foi tudo tranquilo com esse momento da acolhida. É importante ela estar aqui na escola", contou.
Por lá, o pai ficou numa área de espera até ser chamado até a sala de aula, depois, com a filha já tranquila com a professora e a turma, Wagner deixou a unidade de ensino mais confiante.
Edimar Miranda, professora do grupo 2 do Cmei Jacyntha, falou sobre a importância dessa recepção inicial para os pequenos e também para as famílias.
"A recepção é mais para as mães e os pais, porque eles ficam inseguros. Deixar que os familiares venham à sala de aula é uma forma de reduzir isso. É muito prazeroso ver as crianças brincando, as mães e os pais ficam tranquilos. Nosso trabalho é muito com as famílias, recebendo com muita alegria, muita segurança e muita acolhida nesse momento tão importante, que é a chegada da criança à escola", explicou.
Integração
Contação de histórias, roda de conversas e muita música. Assim foi os pequenos dos grupos 1, 2 e 3 matriculados no Cmei Rubem Braga, em Monte Belo, estão sendo recebidos no período de adaptação. Além disso, os familiares ou responsáveis das crianças têm participado de toda a rotina das crianças dentro da escola, desde as brincadeiras no pátio até a hora da alimentação.
Para os maiores dos grupos 4, 5 e 6, os professores têm proporcionado momentos lúdicos, como a contação de histórias e brincadeiras dinâmicas, para favorecer a integração da família com a escola.
A diretora da unidade de ensino, Ludmyla Nascimento, falou no que os familiares podem ajudar neste momento.
"Os familiares são fundamentais nesse início da vida escolar, a forma que eles mais podem ajudar é transmitindo confiança para a criança, explicando que elas estão indo para um lugar acolhedor, em que terão interações com outras crianças e que será um espaço onde terão muitas experiências felizes", explicou.
Horário especial
Nas primeiras semanas, o horário das crianças da Educação Infantil é diferente para o período de acolhimento e adaptação dos pequenos, especialmente para os grupos 1, 2 e 3, com os bebês a partir de 6 meses.
Veja como será a adaptação na Educação Infantil
- De 7 a 11 de fevereiro - para os grupos 1, 2, 3, 4, 5 e 6
Matutino: das 7h às 10 horas
Vespertino: das 13h às 16 horas
- De 14 a 18 de fevereiro - para os grupos 1, 2 e 3
Matutino: das 7h às 10 horas
Vespertino: das 13h às 16 horas
- De 14 a 18 de fevereiro - para os grupos 4, 5 e 6
Matutino: das 7h às 12 horas
Vespertino: das 13h às 18 horas
- A partir de 21 de fevereiro - grupos 1, 2 e 3
A partir do dia 21 de fevereiro, os grupos 1, 2 e 3 já passam a frequentar o Cmei no horário cheio, que é das 7h às 12h no turno matutino e das 13h às 18h no vespertino.
Já no tempo integral, os horários para adaptação à rotina escolar são diferentes.
- De 7 a 11 de fevereiro: das 7h às 10 horas.
- De 14 a 18 de fevereiro: das 7h às 14 horas.
- A partir de 21 de fevereiro: das 7h às 16 horas.