Festa da economia solidária neste sábado no Mercado São Sebastião
Publicada em
Por Suzana Tatagiba, com edição de Deyvison Longui
Elizabeth Nader
O Centro Público de Economia Solidária funciona em três boxes do Mercado São Sebastião com a comercialização de produtos artesanais e de alimentação
O Centro Público de Economia Solidária, que funciona em três boxes do Mercado São Sebastião com a comercialização de produtos artesanais e de alimentação de 20 grupos capixabas, comemora neste sábado (05), um ano de funcionamento.
Para marcar esta importante data do setor da economia solidária capixaba, várias atividades serão realizadas das 9h30 às 22 horas, no Mercado São Sebastião, em Jucutuquara.
Na abertura do evento será servido um café da manhã solidário, seguido por oficinas de artesanato Flor de tecido com o Projeto Vitória das Artes, da própria Prefeitura de Vitória, realizado pelas facilitadoras Maria da Glória e Elia Márcia Ramos. São 20 vagas e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora.
Simultaneamente, em outro espaço do Mercado, acontecerá a palestra sobre formação "O que é Economia Solidária? Uma outra economia Acontece", com Rita Paiva, focado especialmente para o público que não conhece esse segmento de trabalho solidário.
Após o almoço, outras oficinas serão ministradas. Todas com o número de 20 vagas. Às 13h começa a de Acessórios de Moda com as facilitadoras Kessie Alice e Gladys Gauna. Inscrições também na hora. Ao mesmo tempo, serão iniciadas as oficinas de Brinquedos e Utilidades com Sucata, Customização de Sacolas Ecológicas com a professora Daniela Gomes.
Quem não quiser participar das oficinas poderá assistir a vídeos e debates sobre meio ambiente, gênero, Bancos Comunitários e vendas na economia solidária. Todas essas atividades serão contínuas e simultâneas e vão terminar às 16h.
Centro Público
O Centro Público é um espaço destinado à comercialização, formação e apoio a esta prática que busca fortalecer os Empreendimentos Econômicos Solidários do Estado (EES). Para isso, são oferecidas aos coletivos de trabalhadores, assessoria em gestão e espaço para a formação e venda de seus produtos.
A proposta do Centro Público é assessorar 20 empreendimentos econômicos solidários da Grande Vitória, compreendendo os municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. São empreendimentos urbanos que estão localizados em comunidades de baixa renda, com grande potencial para contribuir com o desenvolvimento local.
Programação musical
16- Apresentação Batuque Odomodê
17h - Desfile - Coleção URUKU- Mulheres de Araçatiba, de Viana
18h - Lançamento do Catálogo - Vitória das Artes - PMV
19 - Desfiles dos Empreendimentos / Bem arte Moda, Vitória das Artes, Enfeito Brasil, CRAS SERRA, Catadoras da Serra.
20h - Apresentação da Cantora de Samba Inara
21:00 Apresentação de Escola de Samba de Goiabeiras