Publicada em 23/03/2022, às 17h30 | Atualizada em 24/03/2022, às 19h19
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Festa da Penha 2022: Vitória deixa tudo pronto para Romaria dos Homens

Está chegando a hora da realização do evento religioso que está entre os maiores do País: a Festa da Penha 2022. Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha é a tradicional Romaria dos Homens, que será realizada no dia 23 de abril, a partir das 19 horas.
A Prefeitura de Vitória trabalha em várias frentes para deixar tudo organizado para os romeiros, de forma a proporcionar um ambiente agradável, seguro e tranquilo para momentos de fé e reflexão.
A Central de Serviços vai instalar, no trecho entre a Catedral e a região da rodoviária de Vitória, 100 banheiros químicos: 70 para homens (cinco para pessoas com deficiência) e 30 para mulheres (cinco para pessoas com deficiência).
A secretaria também vai colocar 150 papeleiras ao longo desse trajeto, com o objetivo de evitar o descarte de resíduos e facilitar o trabalho das equipes de limpeza pública após a passagem dos romeiros. Também será feito o reforço na pintura dos meios-fios nas vias por onde passará a romaria.
Roteiro
A saída é da Catedral Metropolitana, às 19 horas, passando por baixo do Viaduto Caramuru, sentido Parque Moscoso, Vila Rubim, rodoviária e Segunda Ponte.

Interdições
A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) também fará a interdição de vias para a passagem segura dos romeiros. O esquema de bloqueio de ruas e avenidas no Centro ainda está sendo fechado.
Faixas também serão instaladas para orientar os motoristas sobre as interdições.
Outros grupos
Equipes também vão dar apoio a grupos de romeiros que virão de outros municípios.
Batedores
A Guarda Municipal vai disponibilizar 62 agentes de Trânsito, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e de Proteção Comunitária para garantir a segurança da Romaria dos Homens.
Serão 20 agentes de Trânsito, sendo 10 operacionais e 10 batedores, e mais 13 agentes de apoio. Eles vão atuar na Catedral, no Palácio Anchieta, na avenida General Osório e na avenida República.
Grupamento tático da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) terá nove agentes em atuação, tendo viaturas abrindo a fila.
Por fim, o grupamento de Proteção Comunitária terá seis agentes exclusivos, sendo duas viaturas encerrando a fila, no apoio à imagem de Nossa Senhora da Penha, e mais 14 agentes de apoio.
A Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) vai colocar à disposição as câmeras, inclusive com reconhecimento facial, além do Cerco Inteligente e da unidade de vídeo móvel.