Publicada em 01/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 01/04/2025, às 17h36
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Guarda de Vitória "escolta" carro com grávida em trabalho de parto
Quando o assunto é trânsito, a mobilidade urbana e a segurança viária são os focos da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV). Mas entre as surpresas da rotina operacional, uma equipe auxiliou uma mamãe em adiantado estágio de trabalho de parto a chegar mais rápido à maternidade, manhã desta terça-feira (1º), na capital.
Os guardas realizavam patrulhamento nas proximidades da orla, em Jardim Camburi, quando um carro se aproximou e pediu ajuda para ir para a maternidade. "O condutor, pai do bebê, bastante aflito, nos pediu ajuda pois a esposa já estava em trabalho de parto e precisava chegar à maternidade o quanto antes. Contamos com a ajuda da Central de Monitoramento (Ciom) repassando os pontos de maior fluxo, exatamente para evitarmos esses locais", contou o guarda Kunz, da Equipe 12h da Guarda de Vitória.
Por aproximadamente seis quilômetros, a viatura da Guarda de Vitória foi abrindo caminho, com sirene e giroflex, entre os veículos para dar passagem ao carro com a gestante. A ação contou com técnica e precisão. "Somos capacitados para realizar direção defensiva em razão da atividade de segurança. Fizemos de tudo para adiantar ao máximo o transporte da gestante sem oferecer risco para os ocupantes do carro e também demais condutores das vias", detalhou o guarda Elson, que também participou da ação.
O carro parou dentro da área de emergência e a grávida foi colocada em uma cadeira de rodas. O pai agradeceu aos guardas e seguiu para acompanhar o nascimento do neném.