Publicada em 20/02/2015, às 17h41 | Atualizada em 20/02/2015, às 17h59
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Danielly Campos
Moradores conhecerão projeto de mão inglesa para melhorar mobilidade na Enseada

A implantação de mão inglesa na rua Marília de Rezende Scarton Coutinho, na Enseada do Suá, pode melhorar a mobilidade na região.
A proposta é criar uma outra alternativa de acesso à Américo Buaiz, desafogando o cruzamento da via com a Avenida José Miranda Machado. Atualmente, nos horários de pico, há filas de até 130 metros na saída de veículos do shopping e da Ilha do Boi.
A proposta será apresentada aos moradores da Ilha do Boi na próxima quarta-feira (25), às 16h30, na sede da Associação de Moradores, que fica na rua Renato Nascimento Daher Carneiro, 620.
Ela já foi apresentada às lideranças da Enseada do Suá, incluindo oengenheiro Eduardo Schwartz Borges, na última quinta-feira (19), que faz parte de uma comissão de mobilidade do bairro.
O professor da Universidade Federal do Espírito Santo e conselheiro do Plano Diretor Urbano, Augusto Alvarenga, também fez contribuições pertinentes ao projeto. No último dia 11, os membros do CMPDU, em sessão ordinária, fizeram contribuições técnicas valiosas.
Projeto
Atualmente, a rua Marília de Rezende Scarton Coutinho é mão única no sentido Centro-Ilha do Boi. A proposta é que ela seja mão dupla e que os veículos circulem pela esquerda, configurando a mão inglesa.
A rua Vitor Civita, que atualmente possui o mesmo sentido de direção, terá a mão invertida e o fluxo será Ilha do Boi-Centro. Serão as primeiras vias da cidade a possuírem mão inglesa.

Com a implantação desse projeto, quem vem da Ilha do Boi poderá seguir pela avenida José Miranda Machado ou pela rua Vitor Civita para acessar a Américo Buaiz em direção ao Centro.
O trecho final da José Miranda ganhará mais uma faixa de rolamento, além das duas existentes, para dar mais fluidez para quem deseja seguir em direção a Jardim Camburi.
“Percebemos que o cruzamento da Américo Buaiz com a rua José Miranda tem causado retenções. Após estudos e muito empenho das equipes técnicas das secretarias Municipais de Desenvolvimento da Cidade e de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, encontramos uma solução que será compartilhada com a cidade para consolidarmos a proposta e iniciarmos as obras”, explicou a secretária de Desenvolvimento, Lenise Loureiro.
As obras serão realizadas pelo Shopping Vitória. “As intervenções para a implantação da mão inglesa serão rápidas. Nossa previsão é que o novo sistema viário esteja em pleno funcionamento até o final deste semestre”, afirmou Lenise.
Veja os mapas