Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Mulheres que recebem atenção psicossocial têm dia especial em parque de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Atividade com mulheres do Caps Ilha
Atividade com mulheres do Caps Ilha.

A equipe e os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Ilha de Santa Maria (Caps Ilha) tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (17), quando participaram de uma Roda de Terapia, no Horto de Maruípe. A atividade teve direito a exercícios físicos, lanche e homenagens pelo Dia da Mulher, comemorado no último dia 08.

A ideia de realizar a atividade em um local diferente partiu da diretora do Caps Ilha, Rejane Vasconcelos. "Como as pacientes têm solicitado atividades em espaços fora do Caps, pensei no Horto de Maruípe por ser um local de fácil acesso. Assim, poderíamos compartilhar a experiência da Roda de Terapia em um lugar diferente além de levar para as mulheres atendidas no Caps um pouco de empoderamento, de valorização dos seus desejos e, também, diversão. Tudo isso faz parte da ressocialização e do cuidado psicossocial", explica Rejane.

Foto Divulgação
Atividade com mulheres do Caps Ilha
Atividade com mulheres do Caps Ilha.

Na ocasião, todos fizeram alongamentos e alguns exercícios com o educador físico do Caps, Dedito da Silva Filho. Em seguida, participaram da Roda de Terapia Comunitária Integrativa, conduzida pelo médico psiquiatra e preceptor Gabriel Bessa, quando compartilharam alegrias, agradecimentos, dores, angústias, estratégias e ferramentas para lidar com as inquietações comuns aos participantes.

"Falar alivia agonias e acalma o coração. A metodologia da Roda de Terapia é simples sem ser simplista, possui uma força com a partilha, uma vez que cada um de nós também é doutor de si próprio", esclarece Bessa.

Homenagem

Após a Roda de Terapia, a equipe fez brincadeiras com o grupo e distribuíram pequenos mimos para as mulheres pacientes do Caps Ilha.

"Acredito muito no cuidado compartilhado e tenho certeza que o dia de hoje fez muita diferença no acompanhamento do cuidado de cada um delas", afirmou Rejane.