Música, dança e bate-papo aumentam interesse dos alunos da EJA em Comdusa
Publicada em
Por Daniella Sanz Ramos, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Seme
Divulgação Seme
Alunos da modalidade EJA da Emef José Lemos de Miranda participam de rodas de conversa sobre assuntos da atualidade
Divulgação Seme
Alunos aprendem conteúdos das disciplinas dançando e ouvindo música
Música, dança e rodas de conversas. Essas atividades estão invadindo o espaço da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Lemos de Miranda, no bairro Comdusa, para promover o interesse e ampliar os conhecimentos dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade.
Essas ações - todas as segundas e quartas, das 18 horas às 18h40 - fazem parte das Atividades Curriculares Complementares (ACC) dos alunos da modalidade EJA. Com tantos atrativos divertidos e interativos, a escola já está sentindo a queda no número de faltas e abandono escolar e, consequentemente, uma melhora na relação entre professores e alunos.
A coordenadora da EJA da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Mariane Berger, conta que a atividade tem refletido positivamente no processo de aprendizagem dos estudantes no que diz respeito ao interesse pelos estudos.
Música e dança
Sob a coordenação da professora Rosa Moura, de Ciências, e Vânia, que leciona Informática, os estudantes aprendem várias matérias, como Língua Portuguesa, História e Ciências, dançando e ouvindo música, hábito que eles têm no dia a dia. E aprendem sem sentir dificuldade alguma.
No 1º trimestre, foram escolhidos os estilos musicais hip hop e funk. Os alunos desenvolvem a concentração, a memória e a coordenação motora ampla. Os professores fazem as interferências nas letras das músicas e os alunos vão aprendendo de forma leve e divertida. Eles organizam coreografias, que são ensaiadas e prestigiadas pelos demais agentes da escola, contribuindo para o empoderamento dos alunos da EJA.
Rodas de conversa
Refletindo sobre os assuntos mais discutidos na atualidade, o professor Leonardo, de História, tem chamado a atenção dos seus alunos. Ele tem utilizado a Declaração Universal dos Direitos Humanos como tema principal. É feita uma reflexão sobre determinado artigo, e o diálogo com estudantes é amplo e produtivo, pois sempre se trata de situações que acontecem no cotidiano de cada estudante.
Os estudantes também indicam temas para discutir na roda de conversa, o que aumenta o interesse deles pelas atividades. Um aluno, por exemplo, que tem o ofício de pescador, pode sugerir uma conversa sobre a pesca na Ilha das Caieiras, abordando as mudanças ocorridas nos últimos anos, as causas e consequências. Na ocasião, inclusive, até levou uma moqueca feita por ele para degustação.
"Essa atividade promove a escuta, além de ampliar conhecimentos sobre temáticas importantes, a exemplo dos Direitos Humanos", conta a coordenadora.