Publicada em 25/06/2018, às 17h16 | Atualizada em 25/06/2018, às 17h54
Por Josué de Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM
Oficina e debates durante semana do Dia Internacional do Orgulho LGBT

A Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) promove, esta semana, um calendário especial de atividades em alusão ao Dia Internacional do Orgulho Gay, que acontece nesta quinta-feira (28).
A primeira atividade será um encontro com o tema "Gênero, Raça e Classe: um olhar sobre a população LGBT", às 19 horas, no Cleópatra Gaystro, em Jardim da Penha.
Também como parte do calendário de ações, será realizada a oficina "Potencializando o alcance do Movimento LGBT por meio das Redes Sociais", das 14 horas às 16h30, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro, na sexta-feira (29).
No mesmo dia, para marcar o encerramento das atividades, será realizado, também no Mucane, um evento para discutir a história e a luta do movimento LGBT no Espírito Santo.
Visibilidade
A coordenadora de Políticas de Diversidade Sexual da Semcid, Carolina Alves, explicou que a semana em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho Gay é uma ideia da pasta junto com o Fórum Estadual LGBT para que as atividades em alusão ao dia fossem potencializadas.
"É muito importante que a gente se una em prol de uma maior visibilidade para as pessoas LGBT´s, pois consideramos essencial que as nossas pautas estejam cada vez mais visíveis", destacou.
Saiba mais
O Dia Internacional do Orgulho Gay é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo. É também conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBTI (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersex).
O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.
O Dia do Orgulho LGBT foi criado em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, essa data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova Iorque aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.
A partir desse acontecimento, foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.
Programação
Gênero, Raça e Classe: um olhar sobre a população LGBT
Data: 26 de junho, às 19 horas
Local: Cleópatra Gaystro Bar
Oficina: Potencializando o alcance do Movimento LGBT por meio das Redes Sociais
Data: 29 de junho, das 14h às 16h30
Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane) - Av. República, 121 - Centro, Vitória
Movimento LGBT capixaba, história e luta
Data: 29 de junho, das 18h às 21h
Local: Museu Capixaba do Negro - Av. República, 121 - Centro, Vitória