Publicada em 03/04/2025, às 17h35 | Atualizada em 03/04/2025, às 17h37
Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Parque Moscoso recebe ação educativa e lúdica com comunidade escolar do Cmei Ernestina Pessoa
Nesta sexta-feira (4), o Parque Moscoso será palco de um encontro especial entre natureza, cultura e educação. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), promove mais uma edição do Circuito Ambiental VIX Moscoso, com a participação da comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ernestina Pessoa.
O evento, que reunirá cerca de 300 pessoas -- entre estudantes, educadores, pais, mães e responsáveis --, propõe uma manhã de aprendizagens, brincadeiras e interação com o meio ambiente, tendo como foco a valorização dos atributos históricos e culturais do parque.
A programação começa com a apresentação da Cia de Bonecos Tio Diu, que, em parceria com a empresa Synergia, traz um espetáculo lúdico sobre a história do Parque Moscoso. A proposta é sensibilizar o público infantil sobre a importância ambiental, histórica e social desse espaço, que é um dos mais emblemáticos da capital.
"Essa atividade vem ao encontro do nosso projeto pedagógico 'Meu quintal é maior que o mundo', que busca fortalecer nas crianças a relação com o território onde vivem", destaca a diretora do Cmei Ernestina Pessoa, Rosilene Teixeira, parceira em outras ações do Circuito.
A manhã segue com uma expedição educativa conduzida pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental, por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) Moscoso. A proposta é estimular o olhar atento das crianças para os elementos naturais e históricos do parque, despertando o sentimento de pertencimento e o cuidado com o espaço público.
Além das vivências de interpretação ambiental, serão oferecidas atividades como o "Jogo da Água: a água que você não vê", o Jogo da Memória do Parque Moscoso e o Mapa Interativo dos Ecossistemas de Vitória. Os visitantes também poderão explorar a exposição de fotos antigas do parque e fazer registros com o tradicional Lambe-lambe, fotógrafo símbolo do local.
"Mais do que ações educativas, essas atividades constroem memórias afetivas. Elas reforçam o vínculo da comunidade com o espaço e despertam o desejo de cuidar e frequentar cada vez mais o parque", afirma Juliana Sardinha, gerente de Educação Ambiental da Semmam.
Saiba mais
Instituições de ensino, comunidades e grupos interessados em desenvolver ações de educação ambiental ou agendar visitas aos Centros de Educação Ambiental da cidade podem entrar em contato pelo telefone (27) 98154-0185 ou acessar o Portal Interativo de Educação Ambiental IntErAgeVix.