Publicada em 20/12/2017, às 13h05

Por Deyvison Longui, com edição de Josué de Oliveira

Pedestres já podem circular na Rua da Lama nas noites de terça a sábado


Diego Alves
Rua da lama
Com o projeto Rua Viva, a Rua da Lama poderá ser ocupada por pedestres nas noites de terça a sábado
Diego Alves
Rua da lama
Para o prefeito Luciano Rezende, a iniciativa vai beneficiar o turismo e poderá ser ponto de encontro das famílias

Os pedestres já podem circular com mais tranquilidade e aproveitar as atividades culturais de terça a sábado, no período entre 20h e 5h, na avenida Anísio Fernandes Coelho, mais conhecida como Rua da Lama, em Jardim Penha. É que começou a funcionar o projeto Rua Viva, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, e que propõe humanizar a cidade, viabilizando a ocupação dos espaços públicos.

“Para mim a importância do projeto Rua Viva, aqui na Lama, é que ele consegue reunir pessoas de diferentes bares, de diferentes localidades e culturas em um mesmo lugar, gerando uma troca de experiência e divertimento, mas sempre respeitando a todos”, ressaltou o estudante Breno Pasqualato.

Já para vocalista da banda Som de Fogueira, Diogo Nogueira, que se apresentou no evento de abertura da Lama aos pedestres, na noite desta terça-feira (19), a importância da iniciativa está na possibilidade de poder qualificar o público que frequenta a Rua da Lama.

“Quem freqüenta o local vai contar com mais conforto e com mais boemia por meio das atividades culturais que ocorrerão de forma democrática. A rua é livre e será ocupada pelas pessoas que gostam dela. Temos o compromisso de também cuidar da Lama”, apontou.

Turismo e lazer

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que a abertura da rua é muito positiva para diversos setores. “Para o turismo, será possível receber melhor e com mais segurança os visitantes e moradores que vão aos bares e restaurantes e, também, participar das atividades culturais ofertadas lá. E o local passa a ficar mais organizado, pois a rua só para pedestre a agente evita a entrada de carros de som, trio elétrico em movimentos não autorizados”, afirmou.

Ainda de acordo com o prefeito Luciano, a Rua da Lama passa a ser local de encontro das famílias. “A rua tem movimente espontâneo de jovens e universitários, que precisam ser preservados. Além disso, queremos aproximar as famílias do local. Buscamos uma cidade ocupada pelas famílias, por atividades cultuais e com iniciativas que melhorem o comercio e o turismo, gerando, trabalho, emprego e renda”, enfatizou.

Programação cultural

Para o lançamento da Rua Viva, na noite desta terça-feira (19), foi programada uma grande programação cultural com apresentação das bandas Brazil Dub, Metteoro e Som de Fogueira, além do DJ Zappie Pimentel. Quem for à Lama, também poderá conhecer a exposição fotográfica do artista Pepe Silva. A proposta é que as atividades culturais ao longo da semana sejam programadas pelos próprios estabelecimentos da região. 

“A Lama já é um espaço de produção cultural e queremos, cada vez mais, levar esse tipo de iniciativa para a cidade de Vitória”, destacou o secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória, Leonardo Krohling, disse que será por meio da parceria entre a prefeitura e a população que será possível fazer a Rua da Lama fervilhar e acontecer. “Cada um respeitando o seu estilo, modelo de trabalhar. A Rua Viva vai proporcionar uma diversidade cultural para o morador de Vitória e também ao turista que vir conhecer nossa capital”.

Nova iluminação

Para a realização da Rua Viva na Lama, a Prefeitura de Vitória instalou iluminação cênica por projetores coloridos para deixar o local mais atrativo e humanizado. As lâmpadas de luzes amareladas ou de vapor de sódio situadas nos postes da Lama e de ruas do entorno foram substituídas por luminárias de led ou vapor metálico, mais eficientes e econômicas. Além disso, a via ganhou floreiras ao longo dos canteiros.

Funcionamento

A Rua da Lama, em Jardim da Penha, ficará aberta à circulação de pedestres durante as noites de terça, quarta, quinta, sexta e sábado, Com a Rua Viva, a avenida Anísio Fernandes Coelho (mais conhecida como Rua da Lama), ficará interditada nos dois sentidos entre a rua Alziro Zarur e a rua Tupinambás, numa extensão de cerca de 300 metros, durante as noites de realização do projeto, sempre entre as 20 e as 5 horas.

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda interino, Renzo Nogueira, explicou que a medida, inicialmente, será adotada durante todo o período de verão e, se a proposta for bem-sucedida, poderá ser definitiva, como já acontece na região do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, nos finais de semana.

“Os comerciantes da região estão de acordo com a iniciativa, sendo, inclusive, um pleito deles por ser a Rua da Lama um polo gastronômico da capital”, contou. “A abertura da Lama aos pedestres é algo que estamos pleiteando faz muito tempo e é necessária. Agora será possível ter ações e atrações com qualidade”, completou o presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Wilson Calil.

Táxi e ônibus

Os pontos de táxis que ficam na Lama e a linha de ônibus 310 (Santo Antônio/Jardim Camburi), que circula pela via, serão remanejados para a rua lateral, a Alziro Zarur, nos dias e horários de realização da Rua Viva. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar vão continuar realizando ações integradas com rondas em toda a área.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)