Publicada em 02/08/2021, às 17h49 | Atualizada em 09/08/2021, às 15h18
Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Praias de Vitória estão mais limpas e saudáveis
Para quem gosta de um refrescante banho de mar ou de esportes aquáticos, aí vai uma boa notícia! Agosto chegou confirmando a aprovação da qualidade da água em toda a praia de Camburi. Dos nove pontos monitorados (1A, 2, 2A, 3, 4, 5, 6, 7, 8) entre Jardim Camburi e Jardim da Penha, todos encontram-se próprios para banho desde o dia 26 de maio, totalizando 10 semanas consecutivas nessa condição.
Na ilha de Vitória, dos pontos 10 a 19, já são 12 semanas consecutivas favoráveis à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. Esses pontos de monitoramento da balneabilidade correspondem às praias do Iate Clube, Praça dos Desejos, Curva da Jurema, Ilha do Frade e Ilha do Boi.
"Estes resultados refletem a gestão ambiental na cidade, com ações de limpeza da baía de Vitória, reforço na fiscalização de ligações irregulares de esgoto e intervenções no sistema de drenagem", explica o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
O ponto 21 (Enseada do Suá, embaixo da Terceira Ponte) está próprio para banho há seis semanas. Permanecem interditados os pontos 9 (próximo ao píer de Iemanjá), 22 (Prainha de Santo Antônio), 23 (Ponte da Passagem) e 24 (Praia das Castanheiras, em Jesus de Nazareth), devido à qualidade da água recebida de rios e de outros municípios.
O ponto 20 (Capitania dos Portos) está temporariamente impróprio.
Monitoramento
A Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), monitora permanentemente toda a orla da cidade. Semanalmente, são coletadas amostras de águas nos 26 pontos e feitas análises laboratoriais para a avaliação do indicador de coliformes termotolerantes.
O resultado da balneabilidade atual vale até dia 5 (quinta-feira). A Semmam classifica a qualidade das águas como próprias, impróprias e interditadas.