Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Prefeitura anuncia novas ciclovias e ações para estimular o uso de bicicletas

Publicada em

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral
Pavimentação da Ciclovia
Homens trabalham para realizar o serviço de pavimentação da ciclovia da Beira-Mar
Diego Alves
Pintura faixa Antiderrapante em ciclovia
Projeto prevê interligação da ciclovia de Camburi à da Praça dos Namorados

Compartilhamento de bicicletas, implantação de paraciclos e realização de campanhas educativas são algumas das ações que a Prefeitura de Vitória vai realizar para promover o uso desse veículo como meio de transporte na cidade. A administração municipal já está implantando ciclovias e ciclofaixas para estimular o modal sustentável, melhorar a mobilidade urbana e incentivar a prática de exercícios físicos entre a população.

"Os ciclistas podem ficar absolutamente tranquilos, porque Vitória ganhará melhorias e ampliação no plano cicloviário. A primeira obra desta administração foi a recuperação física da ciclovia da rodovia  Serafim Derenzi, a mais perigosa e deteriorada da cidade. Na segunda etapa, vamos seguir com o plano cicloviário, que será finalizado até 2016", disse o prefeito Luciano Rezende.

Interligação

Prioridade da administração municipal, a Prefeitura vai começar interligando ciclovias existentes. Nesta segunda-feira (19), terão início as obras de implantação da ciclovia no interior de Jardim Camburi, na avenida Munir Hilal. Serão 600 metros de via exclusiva para ciclistas, ligando a avenida Dante Michelini até a rua Otaviano de Carvalho. Há estudo para implantação de ciclovia também da Otaviano de Carvalho até a altura do Colégio Salesiano.

Ainda neste mês, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) entrega a nova ciclovia da rodovia Serafim Ferenzi, mais ampla, segura e livre de obstáculos ao longo de nove quilômetros. A ciclovia, que se inicia na Vila Rubim, na altura da empresa Flexibras, será interligada ao calçadão da avenida Beira-Mar. O município vai criar a ciclovia, de 825 metros, ao longo do Porto de Vitória, no Centro.

Está em estudo na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) a interligação da ciclovia da orla de Camburi à da Praça dos Namorados. Somente este trecho possibilitará o percurso seguro dos ciclistas desde o Horto Mercado, na Praia do Suá, até Jardim Camburi. Técnicos também estudam a criação de uma ciclovia ao longo da Avenida Rio Branco, ligando a Ponte Ayrton Senna à avenida Leitão da Silva.

Outros 2.800 metros serão criados na avenida Leitão da Silva com as obras do Programa de Mobilidade Urbana. E, para possibilitar a utilização da bicicleta tanto para o lazer quanto para o trabalho, a Prefeitura vai criar uma faixa exclusiva para ciclistas aos domingos ligando o Tancredão a Jardim Camburi.

André Luiz Silva Sobral
Pintura de Faixas em Jardim Camburi
Bairro Jardim Camburi também será contemplado com ciclovias
Secretaria de Obras
Ponte Ayrton Senna tem reforma concluída
Ciclovia na avenida Rio Branco vai ligar a Ponte Ayrton Senna à Leitão da Silva

Inovação

Está pronto para ser licitado o projeto de compartilhamento de bicicletas. Por esse projeto, serão adquiridas, inicialmente, 250 bicicletas, que serão distribuídas em 25 pontos estratégicos da cidade. Os ciclistas vão retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la no mesmo local de origem ou em outra estação. Essa solução já foi implantada em algumas capitais do Brasil e facilita o deslocamento das pessoas nos centros urbanos em pequenos percursos.

Os ciclistas também contarão com paraciclos - suportes onde as bicicletas são presas -, que serão distribuídos pela cidade e em prédios públicos, como unidades de saúde, escolas, parques e prédios administrativos da própria Prefeitura. Técnicos da Sedec e da Setran estão definindo o formato dos equipamentos e locais de instalação.

Para promover o respeito entre pedestres, ciclistas e motoristas, será lançada uma campanha educativa na Semana Municipal do Ciclista, em setembro. Serão veiculadas mensagens sobre o uso correto das ciclovias, equipamentos de segurança e dicas para o compartilhamento das vias públicas com segurança, por meio de veículos de comunicação e também de abordagens a moradores.

Raio X das ciclovias

Vitória tem 29 km de ciclovias implantadas. O município desenvolve um plano ligando os principais corredores da cidade, que é o anel cicloviário.

Números
  • 29 km de ciclovias implantadas
  • 16 km de ciclovias em projeto
  • 29 km de tratamento cicloviário a definir (vias que vão receber o equipamento, mas que ainda não foi definida a modalidade ciclovia-ciclofaixa)
  • 20,8 km de vias com potencial de implantação
  • Viagens em Vitória de bicicleta: 22.835/dia. Motivo principal das viagens: trabalho e estudo
Principais vias/locais com ciclovia/ciclofaixa
  • Avenida Serafim Derenzi
  • Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes
  • Avenida Américo Buaiz
  • Enseada do Suá
  • Ponte Ayrton Senna
  • Avenida Dante Michelini
  • Avenida Norte Sul
  • Avenida Fernando Ferrari
  • Avenida Professor Duarte Rabelo
  • Calçadão da Beira-Mar

Compartilhamento

O Código de Trânsito Brasileiro diz, no artigo 59, que a Prefeitura pode permitir a circulação de bicicletas nos passeios. No entanto, em caso de ausência da ciclovia/ciclofaixa, as vias urbanas e nas rurais podem ser usadas pelos ciclistas, desde que eles circulem nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Elizabeth Nader
Avenida Leitão da Silva
Programa de Mobilidade Urbana prevê implantação de uma ciclovia na Leitão da Silva
Tadeu Bianconi
Orla de Maria Ortiz
Projetos visam estimular os moradores a usar as bicicletas na capital