Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Projeto Praia limpa encerra temporada com mais de 4 toneladas de lixo retiradas

Publicada em | Atualizada em

Por Felipe Mansur, com edição de Fernanda Sant'Anna


  • Vida na água
  • Vida terrestre

Radan Brendon
Atividade Educativa da Semmam
Atividade educativa sobre limpeza das praias
Radan Brendon
Atividade Educativa da Semmam
Limpeza das praias em ação educativa da semmam

O trabalho na manhã deste domingo (30) na prainha de Santo Antônio marcou o último dia da temporada 2022 do Projeto Praia Limpa, uma ação de sensibilização junto à população quanto a importância do respeito ao meio ambiente e de limpeza das praias de Vitória. Foram retirados da prainha cerca de 300 Kg de resíduos. Ao todo, a temporada de 2022 do Projeto, iniciada no último dia 8, retirou de praias de Vitória 4,15 toneladas de lixo e abordou mais de 4 mil pessoas, entre frequentadores e comerciantes.

Entre as ações executadas pelo Projeto estão a abordagem educativa com a utilização de cartazes com frases Ilustrativas, coleta de resíduos nas areias, restingas e submersos, limpeza embarcada, realização de esquete teatral com intervenção urbana de forma interativa lúdico-educativa aos frequentadores e usuários das praias, teatro de bonecos com enfoque no descarte e acondicionamento adequado dos resíduos, atividades de sensibilização com os mascotes Atena (Coruja Buraqueira), do Projeto Vitória da Restinga, e "Jujuba" (Baleia), do Instituto Canal. Entre os temas abordados, está a importância de preservar e conservar a restinga.

Além de confecção de mosaicos com resíduos coletados e pesagens, plantio de vegetação de restinga, maquete ilustrativa para sensibilização quanto a questão de doenças provocadas pelos resíduos acumulados, como a dengue, sensibilização por meio de cartaz ilustrativo e caranguejo gigante, com entrega de cartilha e jogo da memória referente aos períodos das andadas, trilha gigante com o tempo de decomposição de resíduos na natureza, exposição de animais marinhos e animais customizados, fixação de cartazes do Praia Limpa e abordagens a comerciantes e frequentadores dos quiosque de Camburi e da Curva da Jurema.

"O sucesso do Projeto Praia Limpa é resultado do trabalho de todos: Prefeitura, parceiros, voluntários e a população. Nesta temporada, por orientação do prefeito Lorenzo Pazolini, levamos o projeto para dois lugares inéditos: Jesus de Nazareth e prainha de Santa Antônio. Nossa gestão vai sempre olhar por todas as áreas de Vitória", ressaltou o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.

Parceiros e Voluntários das ações

Além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA/Semus), da Vigilância Sanitária (Semus), da Secretaria Central de Serviços e da Guarda Municipal de Vitória (Semsu), foram voluntários e parceiros das ações:

Projeto Vitória da Restinga e Projeto EcoFrade (Instituto Últimos Refúgios), Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas do Poder Judiciário do Espírito Santo (Vepema), Corpo de Bombeiros, Salvamar e Capitania dos Portos (Marinha do Brasil), Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Unimed, Instituto Canal, Projeto Restinga e Pegada (Instituto Ecomaris), Associação Comunitária de Jardim Camburi (ACJAC), Associação dos Moradores da Ilha do Frade (Samifra), da Ilha do Boi (Ampib), de Jesus de Nazareth e Santa Antônio.

Também Projeto Tamar, Engenheiros sem Fronteiras, RL Sócio Cultural, Nico GDT, Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), Associação de Materiais Recicláveis (Amaiv), Projeto Base da Chapada, Turismo Comunitário, Horta Comunitária de Santa Teresa e Companhia de Bonecos Tia Diu.

O projeto

O Projeto Praia Limpa, que é realizado há mais de 20 anos, consiste em abordagens educativas aos banhistas, frequentadores, proprietários e funcionários de quiosques e bares próximos às praias, além de atividades que mobilizam o público de todas as idades.

Entre os temas abordados, estão: a importância do descarte correto de resíduos, guarda responsável de animais domésticos e a compreensão das placas de balneabilidade nos 26 pontos de monitoramento da qualidade da água em Vitória.

Educadores ambientais da Semmam e voluntários parceiros também orientam sobre a importância da preservação da restinga, uma vegetação protegida por lei.

Em Vitória, há um trabalho de recuperação desse ecossistema, que está valorizando ainda mais o ambiente de praias. Por isso, é proibido fazer churrasco, jogar lixo, andar sobre essa vegetação, retirar mudas ou estacionar qualquer tipo de veículo sobre a restinga.