Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Sala-ambiente de Matemática faz sucesso entre alunos em Emef de Resistência

Publicada em

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Sala ambiente de Matemática
Alunos da Emef Rita de Cássia participaram de oficina para a produção de recursos que serão usados na sala-ambiente
Divulgação Seme
Sala ambiente de Matemática
Objetivo da ambientação das salas é tornar o aprendizado mais rico e significativo

A ambientação da sala de Matemática na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, em Resistência, foi um sucesso.

Realizada na última semana de aulas antes do recesso, a ambientação envolveu os estudantes de 6º ao 9º anos, com a realização de oficinas para a produção de recursos didático-pedagógicos que passarão a ser utilizados na sala-ambiente.

Aprendizado diferente

Para o estudante Gabriel, do 8º ano, as oficinas permitiram que ele aprendesse o conteúdo de uma maneira diferente do comum e mais interessante. "O peso das atividades rotineiras foi quebrado e isso nos permitiu aprender muito e de um modo diferente e alegre".

Os estudantes poderão desfrutar novamente da sala na próxima semana, quando as escolas retomam as aulas após o período de férias escolares.

"A partir da ação protagonista dos estudantes em construir com as próprias mãos os recursos didático-pedagógicos, o trabalho desenvolvido no cotidiano da escola passa a ser potencializado com o uso desses materiais, tornando o aprendizado ainda mais significativo", revelou a gerente do Ensino Fundamental, Angela Caliman Fiorio.

Salas temáticas

As salas temáticas são ambientadas com recursos didático-pedagógicos necessários ao desenvolvimento curricular das diferentes disciplinas, como História, Geografia, dentre outras. Nas escolas que se organizam no modelo de salas-ambiente, são os estudantes que mudam de sala conforme a aula, o que vem a fortalecer importantes valores como responsabilidade, organização e autonomia.

"Os professores perceberam que, quando o estudante é orientado na sua interação com os materiais pedagógicos, tem mais condições de estabelecer relações entre o conhecimento, sua vida e o mundo. O foco dos trabalhos está na aprendizagem e no enriquecimento das aulas", explicou Angela.