Publicada em 29/06/2017, às 13h07 | Atualizada em 29/06/2017, às 16h41

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Josué de Oliveira

Unidade de Saúde Andorinhas é a nova referência no atendimento de Hanseníase


Imagem divulgação
Hanseníase
Em Vitória, o atendimento às pessoas com hanseníase é realizado no Programa de Hanseníase

O atendimento do Programa de Controle de Hanseníase em Vitória está funcionando em novo endereço, desde a última segunda-feira (26). Foi transferido da Unidade de Saúde de Maruípe para a Unidade de Saúde de Andorinhas, situada na rua Emílio Ferreira da Silva, no bairro Andorinhas

"A mudança promove uma melhoria na estrutura física de atendimento e qualidade na atenção às pessoas com hanseníase, seus familiares e os demais contatos”, observa a referência técnica da Saúde Adulto, Marilene França.

O Brasil possui o segundo maior coeficiente de detecção de casos novos de hanseníase do mundo, mostrando que a doença ainda é um grande desafio para o país, segundo informação do Programa de Controle da Hanseníase.

“A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que acomete principalmente a pele e nervos periféricos, considerada negligenciada em nossa sociedade, possui alto poder incapacitante quando diagnosticada tardiamente”, diz Marilene.

Tratamento

Em Vitória, o atendimento às pessoas com hanseníase é realizado no Programa de Hanseníase, que há mais de 20 anos atua como referência municipal para confirmação de diagnóstico, tratamento e reabilitação. O atendimento inicial é feito nas unidades básicas de saúde, que referenciam os casos suspeitos para o serviço de referência.

Moradores de Vitória que apresentarem manchas suspeitas ou outros sinais e sintomas da hanseníase devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação com as equipes de atenção básica. O diagnóstico precoce é importante para um tratamento eficaz.

“A hanseníase tem cura, e que o diagnóstico precoce evita consequências graves para as pessoas acometidas e seus familiares. Não somente pelas lesões que incapacitam fisicamente, mas pelas repercussões psicossociais em decorrência dos preconceitos, medos e rejeições por parte da sociedade”, conclui.

Programa de Controle de Hanseníase
Unidade de Saúde Andorinhas - Dr. Luiz Claudio Passos
Endereço: Rua Emílio Ferreira da Silva, 53, Andorinhas
Horário de funcionamento: 07 às 17 horas.
Telefone: 3135-2036

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)