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Vitória 474 anos: em constante crescimento, a cidade tem 259 obras concluídas desde janeiro de 2021

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Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades
  • Ação contra a mudança global do clima

Foto Divulgação
Obras do Plano Mobilidade Leste
Obras do Plano Mobilidade Leste.
Ocimar
Novo acesso aos bairros Ilha do Boi e Curva da Jurema
Na Curva da Jurema foram entregues as obras de reurbanização, com novo calçadão e estacionamento mais amplos.

Uma história marcada pelo crescimento, aprimoramento e requalificação dos espaços da cidade. Desde janeiro de 2021, a Prefeitura de Vitória já concluiu 259 obras, está executando 159 empreendimentos e projetando outras 30 novas intervenções que somam R$ 2 bilhões em investimentos, em 72 bairros da capital capixaba. Todas as regiões da cidade estão recebendo grandes empreendimentos, com foco nas necessidades específicas de cada localidade para garantir mais qualidade de vida e dignidade aos moradores e encantar e acolher da melhor forma o visitantes.

São 448 grandes obras nas áreas de: escadarias (138, com 88 concluídas); encostas (96, com 75 concluídas); educação (53, com 30 concluídas); lazer (38, com 20 concluídas); drenagem (36, com 5 concluídas); mobilidade urbana (34, com 18 concluídas); habitação (18, com 05 concluídas); assistência social (15, com 6 concluídas); infraestrutura (12, com 7 concluídas) e saúde (08, com 03 concluídas).

Mobilidade Urbana

O Plano Mobilidade Leste - um conjunto de 41 intervenções - mudou a fluidez no trânsito das vias que acessam a Terceira Ponte e os bairros Enseada do Suá, Praia do Canto, Ilha do Boi e Praia do Suá.

Baias de ônibus foram construídas nas avenidas Nossa Senhora dos Navegantes, Américo Buaiz e Saturnino de Brito, desafogando o trânsito. As melhorias incluem nova pavimentação, sinalização, drenagem e faixas adicionais, atendendo a demandas de mais de dez anos das comunidades locais.

As principais vias de tráfego da cidade receberam uma nova camada de asfalto. Foram 304 ruas e avenidas em todos os bairros da cidade, totalizando o equivalente 150 quilômetros de vias recapeadas, considerando dez metros de largura média.

No Centro de Vitória, o viaduto Caramuru foi restaurado, com objetivo de retomar o protagonismo do lugar como local de convívio social e incentivo ao turismo. A Rua Araribóia foi urbanizada, com serviços de drenagem, pavimentação e paisagismo, transformando-a em Rua Viva.

Quem mora nas partes altas da cidade também está sendo beneficiado com obras de mobilidade. Já foram requalificadas 88 escadarias e 50 estão com obras em andamento, contempladas no contrato de R$ 80 milhões para recuperar até 15 quilômetros de escadarias e rampas da cidade.

Na Curva da Jurema foram entregues as obras de reurbanização, com novo calçadão e estacionamento mais amplos. Em Jardim da Penha, a rua da Lama foi transformada em Rua Viva a exemplo da rua do Triângulo das Bermudas na Praia do Canto, promovendo o trânsito calmo para o local e o valorizou como um ambiente de entretenimento e convívio social. A ciclovia na avenida Rio Branco foi concluída.

Também foi aberta mais uma via que liga as avenidas Vitória e Marechal Mascarenhas de Moraes. É a urbanização da avenida Jair Etiene Dessaune, que teve coberta a galeria de drenagem que passa seu eixo central.

Está em andamento a maior obra de mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória: o Mergulhão de Camburi, que elimina a retenção de veículos no cruzamento da Norte-Sul com a avenida Dante Micheline.

A meta é reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para, no máximo, 10 segundos. A velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho - parando nos semáforos e enfrentando as retenções - hoje é de 2 km/h e vai passar para 33km/h.

Encostas

Já foram concluídas 75 obras de contenção de encostas, que desempenham um papel fundamental na segurança e no desenvolvimento urbano, pois atuam diretamente na redução dos riscos de acidentes geológicos, como deslizamentos e erosões, protegendo a vida das pessoas.

Essas intervenções também permitem ampliar ou viabilizar o uso dos terrenos em encostas, aumentando a oferta de espaços para a instalação de equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, ao levar serviços essenciais para regiões antes inexploradas ou consideradas de alto risco.

Confira alguns exemplos onde as obras de contenção - executadas na atual gestão - viabilizaram o uso do terreno para a construção de equipamentos públicos:

  • Contenção para construção da Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito;
  • Contenção para construção da Emef São Vicente de Paulo, no Moscoso;
  • Contenção na Emef Custódia Dias Campos, no bairro de Lourdes;
  • Contenção para construção da Unidade Básica de Saúde e Cras, no bairro Grande Vitória;
  • Contenção para construção da Unidade Básica de Saúde e CRAS, em Santo Antônio.
Marcos Salles
Obras de Contenção no Bairro Engenharia
Já foram concluídas 75 obras de contenção de encostas, que desempenham um papel fundamental na segurança e no desenvolvimento urbano. (ampliar)
Jansen Lube
Nova Orla São Pedro - Ilha das Caieiras
Vitória de Frente para o Mar: a Nova Orla de São Pedro promove uma revolução urbana e arquitetônica na região. O trecho do calçadão da orla dos bairros Ilha das Caieiras e Santo André foi concluído. (ampliar)

Vitória de Frente para o Mar

O Projeto Vitória de Frente para o Mar tem como objetivo requalificar as orlas da cidade de Vitória e a melhoria da mobilidade urbana das regiões, além de fomentar as atividades econômicas que potencializem os atrativos turísticos e viabilizem alternativas de geração de renda para os moradores, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.

São ajustes no desenho urbano das orlas com a construção de deques, calçadas, ciclovias, ciclopassarelas, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano e implantação e reforma de equipamentos públicos.

  A Nova Orla de São Pedro promove uma revolução urbana e arquitetônica na região. O trecho do calçadão da orla dos bairros Ilha das Caieiras e Santo André foi concluído com investimento de R$ 96 milhões para 1.160 metros de orla.

A segunda etapa, que ligará com uma ciclofaixa os bairros Redenção, Nova Palestina e Resistência, está com obras avançadas com mais 4 quilômetros de intervenções. Foram iniciadas as obras do Canal de Camburi e na orla de Andorinhas e Santa Luiza, criando novos espaços de esportes, lazer e entretenimento. Em breve, serão iniciadas as obras de reurbanização da orla da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes.

Meio Ambiente

As mudanças climáticas chegaram para ficar. Ciente do "novo normal" no clima planetário, com influência na nossa cidade - cuja topografia tem como principal característica os morros cercados por 10 km² de aterros-, a Prefeitura de Vitória investe, de forma sistemática, em obras e ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, seguindo as diretrizes do Estatuto das Cidades. 

Somente na atual gestão (desde 2021) já foram investidos R$ 389,4 milhões com recursos próprios, assim distribuídos: R$ 233,4 milhões de investimentos em obras de macrodrenagem e R$ 156,3 milhões em contenção de encostas e habitação.

Foi assinado o contrato com a Caixa Econômica Federal para as obras macrodrenagem da Ilha de Santa Maria, Cruzamento, Monte Belo, Jucutuquara e Fradinhos, com investimentos de R$ 249,2 milhões, sendo R$ 236,7 via financiamento e R$ 12,5 milhões de recursos próprios.

Esses investimentos sistemáticos em obras de drenagem e de contenção de encostas, com o objetivo de minimizar os efeitos das chuvas, já permitiram eliminar a maioria dos pontos de alagamentos e reduzir para no máximo 30 minutos os alagamentos em trechos de vias que ficavam até 120 minutos intransitáveis após as precipitações.

Investimentos e as ações implementadas:

O Programa Águas de Vitória, composto pelas seguintes obras:

Macrodrenagem da Grande Santo Antônio - R$ 139,6 milhões;

Requalificação das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais - R$ 93.872.061,58.

Em Santo Antônio, está em andamento o maior investimento em obras de macrodrenagem da capital em um único contrato:  o investimento é de R$ 139,6 milhões, com recursos próprios. Estão sendo implantados quatro quilômetros de galerias, duas estações de bombeamento e dois reservatórios de contenção de águas das chuvas, no sistema de macrodrenagem.

As obras abrangem 18 bacias de drenagem que atendem os bairros: Mário Cypreste, Santo Antônio, Inhanguetá, Estrelinha, Grande Vitória e Universitário, beneficiando 22 mil moradores.

As obras de Requalificação e Operação Assistida das Estações de Bombeamento e Reservatório de Amortecimento de Águas Pluviais serão realizadas em 36 meses por R$ 93.872.061,58.

São quatro estações de bombeamento de águas das chuvas e um reservatório de contenção, que atuam controlando o nível das águas pluviais nas galerias de macrodrenagem da cidade, evitando que a maré alta entre nas galerias, provocando alagamentos.

O Programa Águas de Vitória prevê ainda obras de macrodrenagem nos bairros Ilha de Santa Maria, Cruzamento, Monte Belo, Jucutuquara e Fradinhos, cujo orçamento é de R$ 236,7 milhões para construção de galerias e reservatórios de contenção.

Acompanhe a evolução das obras no dashboard: https://geowebvitoria.maps.arcgis.com/apps/dashboards/bbd7a921b63846dd98af7244676af195

Marcos Salles
Visita Tecnica as Obras de Construção do reservatório da Macrodrenagem em Santa Tereza
Obras de Construção do reservatório da Macrodrenagem em Santa Tereza. (ampliar)
Marcos Salles
Visita nas Obras da Orla de Andorinhas
Vitória de Frente para o Mar: obras da Orla de Andorinhas. (ampliar)